Karate-do como un instrumento para entrenar el carácter y la personalidad de los practicantes a través de sus técnicas corporales

Autores/as

  • Lucas Maciel Cavalcante Centro Universitário da Amazônia - Unama
  • Petrônio Lauro Teixeira Potiguar Junior Universidade do Estado do Pará - UEPA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59802

Resumen

Esta investigación objetiva investigar, con instructores de Karate-do, la comprensión sobre relación entre técnicas corporales desarrolladas en este arte marcial y la formación del carácter del practicante, relación que según los autores del área es directa e ineludible. Como instrumento de recolección de datos, se utilizaron entrevistas con todos los instructores actuantes de este arte marcial en la ciudad de Santarém-PA. Como resultado, vemos por ejemplo 38% de los profesores demostrando trabajar la formación del carácter y personalidad de forma directa y objetiva, sin considerar que las propias técnicas son instrumentos de formación de este carácter, otro 54% pudieron hacer tal raciocinio, mientras que el 8% de los entrevistados se ha demostrado que lo hacen así, sólo con los niños, llegando a la conclusión de que los instructores metodológicamente aún no demuestran cohesión de trabajo, así como algunos de ellos, todavía carecen de mayor alineamiento con los autores del área.

Biografía del autor/a

Lucas Maciel Cavalcante, Centro Universitário da Amazônia - Unama

Professor de Educação Física licenciado pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Especialista em Docência na Educação Superior. Acadêmico de Bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário Luterano de Santarém - ULBRA. Faixa preta segundo Dan de Karate-Do. Ex coordenador de Educação Física e Esportes do Colégio Santa Clara, atual Diretor Técnico da Federação Tapajônica de Karate-Do, Diretor da Escola de Atividades esportivas Kyohan, que atua nas áreas de Dança, Ginástica, Esportes, Lutas e Fitness em geral. Experiência em treinamento esportivo e formação pedagógica. Atuação no ensino de Lutas, Basquete e Handebol. Pesquisador na área das Lutas, Esportes, Treinamento e Desenvolvimento Motor.

Petrônio Lauro Teixeira Potiguar Junior, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutorando do Programa de os Graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA;Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2006) com ênfase em Antropologia, Pós Graduação em Docência do Ensino Superior e Mestrado em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará (2008)na linha temática de antropologia Rural. Atualmente é pesquisador e professor auxiliar da Universidade do Estado do Pará com dedicação exclusiva. Participa do O Grupo de Estudo e Pesquisa em Meio Ambiente e Saúde Coletiva ? GEPEMASC, da Universidade do Estado do Pará, como vice lider e a seis anos desenvolve e orienta pesquisa sobre saúde indigena.É professor colaborador do Instituto Federal de Educação do Pará , no PROCAMPO, em Santarém ). É Diretor de Pesquisa do Instituto de Amparo a Pesquisa na Amazônia - AESAMA. é membro efetivo do Forum Permanente de educação Indígena do oeste do Pará Ja foi professor da Faculdade Integradas do Tapajós - FIT e Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES- Pos -Graduação (Santarém) , Já foi bolsista do CNPQ e CAPES no Museu Paraense Emílio Goeldi no Departamento de Antropologia - Projeto RENAS/CNPq/IRDC/Canadá e do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos- Projeto MEGAM/UFPA. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia Saúde Coletiva,da saúde indígena, Antropologia dos povos afro-descendente, etnomusicologia; pescadores, metodologia do trabalho científico, movimentos sociais e educação; Design de Interação, Turismo de Base Comunitária; Antropologia do Turismo e planejamento, Antropologia da saúde Indígena Já ministrou aulas na Universidade Federal do Pará, Instituto Federal do Pará , na Educação a Distancia- EAD; no Instituto Brasileiro de Pesquisa e Pós Graduação _IBIPEX, Na Pós Graduação do Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES; Na Universidade Popular do Pará - UNIPOP, Universidade Vale do Acaraú, Faculdade Ipiranga e Faculdade de Estudos Avançados do Pará. Enquanto Docente ministrou aulas nos cursos de administração, Jornalismo, Design Gráfico, Publicidade e Propaganda, Sistema de Informações, Ciências Contábeis, Turismo, Medicina, Enfermagem , Fisioterapia, Educação Física ,Química, Biologia Música, Direito, Pedagogia e Serviço Social e Intercultural Indígena (PARFOR). As disciplinas que leciona são: Metodologia da Pesquisa, Metodologia do Trabalho Científico; Antropologia Social e Cultural, Antropologia Indígena, Antropologia da Educação Indígena, Antropologia Visual, Antropologia e Saúde; Antropologia Jurídica; Sociologia da Educação, Sociologia Jurídica; Introdução a Filosofia, Movimentos Sociais e Movimentos Sociais na Educação. Já Coordenou o Plano Nacional de Formação Docente da Educação Básica - PARFOR-UEPA-Santarém e seminarios integradores da UEPa sobre questões indígenas.

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Publicado

2019-09-24

Cómo citar

Cavalcante, L. M., & Teixeira Potiguar Junior, P. L. (2019). Karate-do como un instrumento para entrenar el carácter y la personalidad de los practicantes a través de sus técnicas corporales. Motrivivência, 31(60), 01–16. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59802