A Educação Física e a identidade étnico-racial: o estado da arte nas revistas brasileiras de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e62154Resumo
O artigo trata do “estado da arte” que objetivou identificar, em quatro revistas que publicam estudos da Educação Física, as produções acadêmicas relacionadas com as questões étnico-raciais. Utiliza as palavras/conceitos: identidade, afro, étnico, cultura e etnia. Foram analisados 17 artigos contendo em sua discussão central elementos étnico-raciais. O recorte temporal decorreu de janeiro de 2013 a janeiro de 2018. Para facilitar o entendimento do conjunto dos trabalhos, eles foram divididos em blocos agrupando temáticas em comum. O processo posterior foi a análise da discussão dos conceitos, buscando a compreensão dos significados no interior de cada artigo elencado. A ordenação em bloco permitiu perceber as características e o tratamento do objeto conceitual, nos mostrando, ainda, uma ausência nas discussões étnico-raciais no que diz respeito ao Esporte e Educação.
Referências
ALVARENGA, Luciana. O TICUMBI: imagens e memória da Vila de Itaúnas. Arte & ensaios. Revista do ppgav/eba/ufrj . n. 23, nov, p. 73-79, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997.
CARVALHO, Marcelo Pagliosa. História da educação da população negra: estado da arte sobre a educação e relações étnico-raciais (2003 - 2014). Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 69, p. 211-230, 2018.
D’ADESKY, Jacques. Racismos e anti-racismos no Brasil: pluralismo étnico e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Pallas, 2005.
EVANS-PRITCHARD, Edward Evan. Les nuer: description des modes de vie et des institutions politiques d´un peuple nilote. Paris: Gallimard, 1968.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. RJ: Vozes, 2017.
GIDDENS, Anthony. Raça, etinicidade e migração In: Sociologia. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, p. 205. 2005.
MACIONIS, John Joseph. Sociología. Madrid: Pearson Prentice Hall, 2007.
NOGUEIRA, Oracy. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem: sugestão de um quatro de referência para a interpretação do material sobre relações raciais no Brasil. São Paulo: Tempo Social, 2007.
SALES, Leydiane Vitória; ALMEIDA, Neil Franco Pereira de. Diversidade racial e Educação Física escolar na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (1979-2013). In: Conexões. Revista da Faculdade de Educação Física da Unicamp, Campinas, v. 13, n. 1, p. 129-161, jan. /mar. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).