Valores ético e estético do kung-fu: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e62998

Resumo

O Kung-Fu é uma arte marcial chinesa milenar e mundialmente conhecido por seus princípios de ensino à ética e estética, destacando-se com uma profunda singularidade filosófica vertida em valores. Neste estudo qualitativo realizou-se uma revisão sistemática objetivando identificar a literatura sobre a importância da ética e da estética no contexto do valor educativo do Kung-Fu. Encontraram-se 36 artigos e quase todos abordam a ética e estética de maneira genérica e abstrata. Só quatro eram em língua portuguesa. Muitos citam a ética e estética como aspectos filosóficos históricos, mas não abordam essas temáticas quando adentram em competições desportivas.

Biografia do Autor

Rafael Carvalho da Silva Mocarzel, -Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto da Universidade do Porto (CIFI2D)

Dupla nacionalidade: brasileiro e português. Doutorando em Ciências do Desporto na Universidade do Porto (UP / Portugal) onde integra o Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto da Universidade do Porto (CIFI2D). Mestrado em Ciências da Atividade Física e Licenciatura Plena em Educação Física (UNIVERSO / Brasil). Membro da Câmara de Lutas e Artes Marciais e da Comissão de Professores de Niterói e Adjacências do CREF-1. Fundador e Ex-Presidente da Associação de Kung-Fu Shaolin de Niterói (AKSN). Ex-Diretor da Federação de Kung-Fu do Estado do Rio de Janeiro (FKFERJ). Professor (Faixa Preta) em 6 estilos de Kung-Fu (Garra de Águia, Tai Chi Chuan, Shuai Jiao, Sanda/Sanshou e Wushu Moderno - Norte & Sul). Foi Professor de cursos de Licenciatura e Bacharel em Educação Física presencial e EAD em universidades no Estado do Rio de Janeiro. Estuda as Artes Marciais em suas diversas áreas de atuação, os Jogos Olímpicos (Olimpismo), a Filosofia e Sociologia dos Esportes incluindo seus valores éticos, morais, estéticos e educacionais, Jogos e Recreação Lúdica, História do Desporto, Terapias Holísticas, Massagens e Meditações. Autor de 2 livros. Recebeu 19 prêmios e/ou homenagens. Ministrou 73 cursos de curta duração (extensão). Escreveu 6 capítulos de livros. Publicou 12 artigos (nacionais e internacionais). Revisor de 10 periódicos científicos.

Paula Queirós, -Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto da Universidade do Porto (CIFI2D)

Professora Auxiliar na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, é também membro do Conselho de Representantes da Faculdade de Desporto, U. Porto; Membro do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto, U. Porto; Membro do Conselho Científico da Faculdade de Desporto, U. Porto e Diretora de Curso do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário.

Teresa Oliveira Lacerda, Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto da Universidade do Porto (CIFI2D)

Doutora em Ciências do Desporto desde 2002, com a dissertação intitulada Elementos para a construção de uma Estética do Desporto. Exerce a função de professora auxiliar com nomeação definitiva na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal, onde é regente de várias unidades curriculares nos cursos de 1º, 2º e 3º ciclos e pertence à Comissão Científica do Curso de 2º Ciclo em Desporto para Crianças e Jovens. É responsável pela criação e desenvolvimento da unidade curricular de estética do desporto presente em cursos dos três ciclos de estudos. Orientadora de dissertações de mestrado e de doutoramento. As suas áreas de lecionação são a estética do desporto e a história do desporto, constituindo a estética do desporto a sua área principal de investigação. É responsável pelo Gabinete de Estética do Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. É fundadora e responsável pelo Núcleo Museológico da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Referências

ABE, Shinobu. Zen and Sport. Journal of the philosophy of sport, v. 13, n. 1, p. 45-48. 1986. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00948705.1986.9714440. Acesso em: 14 jun. 2016.

ACEVEDO, William; GUTIÉRREZ, Carlos; CHEUNG, Mei. Breve história do Kung Fu. Tradução de Flávia Delgado. São Paulo: Madras. 2011.

AGUIAR, José Otávio. Literatura Wushia, Budismo, marcialidade e ascese: da arte da guerra à historiografia sobre o mosteiro de Shaolin. Antíteses, v.2, n.4, p. 599-619, Jul-Dez 2009. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=a9h&AN=53743823. Acesso em: 23 jan. 2018.

ALLEN, Barry. Games of Sport, Works of Art, and the Striking Beauty of Asian Martial Arts. Journal of the philosophy of sport, v. 40 n. 2, p. 241-254. 2013.

APOLLONI, Rodrigo Wolff. “Shaolin à brasileira”: estudo sobre a presença e a transformação de elementos religiosos orientais no Kung-Fu praticado no Brasil. Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2004.

BÄCK, Allan; KIM, Daeshik. Towards A Western Philosophy of the Eastern Martial Arts. Journal of the philosophy of sport, v.6, n.1, 19-28. 1979. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00948705.1979.10654147. Acesso em: 14 jun. 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. 3.ed. Lisboa: Edições 70, 2004. p.223.

BENTO, Jorge Olímpio. O outro lado do desporto – vivências e reflexões pedagógicas. Porto: Campo das letras, 1995.

BENTO, Jorge Olímpio; BENTO, Helena Cristina (2014): Desporto e valores: uma aliança natural carecida de renovação. 42nd Conference of the IAPS-International Association for the Philosophy of Sport & Ist Conference of the ALFID-Asociación Latina de Filosofia del Deporte, Natal, Brasil, 3-6 setembro de 2014.

BONURA, Kimberlee Bethany; SPADARO, Nina Ida Marie; THORNTON, Rives Whittle. Mindful Fitness: Guidelines for Prenatal Practice. International Journal of Childbirth Education, v. 31, n. 1, p. 14-17, Jan. 2016. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=rzh&AN=112070430. Acesso em: 22 jan. 2018.

BU, Bin. et al. Effects of martial arts on health status: A systematic review. Journal of Evidence-Based Medicine, v.3, n.4, p.205-219, Nov 2010. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=edb&AN=66588794. Acesso em: 23 jan. 2018.

BUENO, André da Silva. O conceito de justa medida em Confúcio e Aristóteles. Tese de doutorado em Filosofia, Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro. 2005.

CAMILLERI, Frank. 'To Push the Actor-Training to its Extreme': Training Process in Ingemar Lindh's Practice of Collective Improvisation. Contemporary Theatre Review, v. 18, n. 4, p. 425-441, 2008. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=a9h&AN=34976072. Acesso em: 23 jan. 2018.

CARNEIRO JUNIOR, Sérgio. O corpo chinês e as artes marciais: da ascese marcial, ao Wushu moderno. 2013. 173 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/99077.

CARRUTHERS, Ashley. Kung Fu fighting: The cultural pedagogy of the body in the Vovinam Overseas Vietnamese Martial Arts School. Australian Journal of Anthropology, v. 9, n. 1, p. 45-57, 1998. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=a9h&AN=847060 . Acesso em: 22 jan. 2018.

CHOPKO, Brian A. Walk in Balance: Training Crisis Intervention Team Police Officers as Compassionate Warriors. Journal of Creativity in Mental Health, v.6, n.4, p.315-328, 2011. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=sxi&AN=69733219&site=eds-live. Acesso em: 22 jan. 2018.

CORREIA, Walter Roberto; FRANCHINI, Emerson. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, Rio Claro, v.16 n.1 p.01-09, jan./mar. 2010.

CYNARSKI, Wojciech J.; SWIDER, Pawel. The journey to the cradle of martial arts: a case study of martial arts' tourism. Ido Movement for Culture. Journal of Martial Arts Anthropology, v.17, n.2, p.24-33, 2017. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=edb&AN=122820378. Acesso em: 22 jan. 2018.

EPERJESI, John. R. Crouching tiger, hidden dragon: Kung fu diplomacy and the dream of cultural China. Asian Studies Review, v. 28, n. 1, p. 25-39, 2004. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=a9h&AN=13516287. Acesso em: 22 jan. 2018.

FERREIRA, Heraldo Simões. As lutas na educação física escolar - parte do bloco de conteúdos... na prática ou apenas no papel? ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, 5., 2005, Ceará. Anais... Ceará: Universidade de Fortaleza, 2005.

FERRY, Luc. Homo Aestheticus – a invenção do gosto na Era Democrática. Coimbra: Almedina, 1997.

FILIPOVIĆ, Aleksandar; JOVANOVIĆ, Srećko. Contribution to the study of religious and philosophical basis of the Far East martial arts. Physical Culture / Fizicka Kultura, v.66, n.1, p.48-56, 2012. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=s3h&AN=76503163. Acesso em: 23 jan. 2018.

FLETCHER, Roly; MILTON, Martin. Being aggressive: An interpretative phenomenological analysis of Kung Fu practitioners' experience of aggression: Existential Analysis: Journal of the Society for Existential Analysis. v.20, n.1, 2009. p. 20-34.

FROSI, Tiago Oviedo; MAIDANA, Wagner; MAZO, Janice Zarpellon. Os primórdios da prática do Wu-Shu/Kung Fu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul (décadas de 1970-1990). Revista da Educação Física/UEM, v.22, n.3, p.387-397, 2011. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/10067/7765. Acesso em: 10 jan. 2018.

GOMES, Isabelle Sena; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Movimento, Porto Alegre, v.20, n.1, p.395-411, jan/mar de 2014.

GRAÇA, Maria Luísa; LACERDA, Teresa Oliveira. Educação física, estética e ética – um ensaio sobre as possibilidades de desenvolvimento curricular das componentes estéticas e éticas na educação física. R. Min. Educ. Fís., n.1, edição especial, 2012, p. 243-253.

GRANET, Marcel. O pensamento chinês. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. p.416.

GUO, Yucheng; QIU, Pixiang; LIU, Taoguang. Tai Ji Quan: An overview of its history, health benefits, and cultural value. Journal of Sport and Health Science, v. 3, n. 1, p. 3-8, Março 2014. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=edselp&AN=S2095254613000999. Acesso em: 22 jan. 2018.

HALLENBERG, Helena. Muslim Martial Arts in China: Tangping (Washing Cans) and Self-defence. Journal of Muslim Minority Affairs, v.22, n.1, p.149-175, Abr 2002. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=a9h&AN=6737377. Acesso em: 23 jan. 2018.

HERMANN, Nadja. Ética e estética: a relação quase esquecida. Porto Alegre: EDIPUCRS. 2005.

HIRAMOTO, Mie. Don’t think, feel: Mediatization of Chinese masculinities through martial arts films. Language & Communication, v.32, n.4, p. 386-399, Out 2012. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=eue&AN=83573335. Acesso em: 23 jan. 2018.

HIRAMOTO, Mie; TEO, Cherise Shi Ling. I Am the Invincible Sword Goddess: Mediatization of Chinese Gender Ideology through Female Kung-Fu Practitioners in Films. Societies, v.4, n.3, p.477-505, 2014. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=sxi&AN=98567465&site=eds-live. Acesso em: 10 jan. 2018.

IEDWAB, Cladio; STANDEFER, Roxanne. Um caminho de paz: um Guia das Tradições das Artes Marciais para Jovens. São Paulo: CULTRIX, 2001, p.102.

ILUNDÁIN-AGURRUZA, Jesús. 9—Reflections on a Katana–The Japanese Pursuit of Performative Mastery. Sport, Ethics and Philosophy, v.8, n.4, p.455-502, 2014.

JENNINGS, George. Transmitting Health Philosophies through the Traditionalist Chinese Martial Arts in the UK. Societies, v.4, n.4, p.712-736, 2014. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=sxi&AN=100119552&site=eds-live. Acesso em: 22 jan. 2018.

JENNINGS, George; BROWN, David; SPARKES, Andrew C. 'It can be a religion if you want': Wing Chun Kung Fu as a secular religion. Ethnography, v.11, n.4, p.533-557, 2010. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1466138110372588. Acesso em: 10 jan. 2018.

KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Trad. Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: UNIMEP, 1996.

KUAN, Garry; ROY, Jolly. Goal profiles, mental toughness and its influence on performance outcomes among Wushu athletes. Journal of Sports Science and Medicine, v.6, n. CSSI-2, p.28-33, 2007. Disponível em: http://www.scopus.com/scopus/openurl/link.url?ctx_ver=Z39.88-2004&ctx_enc=info:ofi/enc:UTF-8&svc_val_fmt=info:ofi/fmt:kev:mtx:sch_svc&svc.citedby=yes&rft_id=info:eid/2-s2.0-78649839731&rfr_id=http://search.ebscohost.com&rfr_dat=partnerID:NnvIuKwx&rfr_dat=md5:65b2a94f0ba1ec5f338baad523307ccb. Acesso em: 33 jan. 2018.

LEE, Vivian. Virtual bodies, flying objects: the digital imaginary in contemporary martial arts films. Journal of Chinese Cinemas, v.1, n.1, p. 9-26, 2007. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=edb&AN=32895189. Acesso em: 23 jan. 2018.

LI, Siu Leung. Kung fu: Negotiating nationalism and modernity. Cultural Studies, v.15, n 3-4, p.515-542, 2001. Disponível em: http://gateway.isiknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?&GWVersion=2&SrcAuth=EBSCO&SrcApp=EDS&DestLinkType=CitingArticles&KeyUT=000171391700006&DestApp=WOS. Acesso em: 10 jan. 2018.

LIMA, Luzia Mara Silva. O Tao da educação – a filosofia oriental na escola ocidental. São Paulo: Ágora, 2000. p.220.

LITTLEFIELD, Alexis. An Obsessive's Guide to Tea Obsession. Southeast Review of Asian Studies, v. 33, p. 169-172, 2011. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=a9h&AN=82914736. Acesso em: 22 jan. 2018.

LUO, Yongzhou. Chinese wushu texts: function and translation. Perspectives: Studies in Translatology, v.20, n.2, p.189-198, 2012. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=edswah&AN=000304374300007. Acesso em: 23 jan. 2018.

MACAULEY, Domhnall. A history of physical activity, health and medicine. Journal of the Royal Society of Medicine, v.87, n.1, p.32-35, 1994. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=edb&AN=22849626. Acesso em: 23 jan. 2018.

MACIOCIA, Giovanni. Os Fundamentos da Medicina Chinesa: um texto abrangente para acupunturistas e fitoterapeutas, 1ª edição, São Paulo: Roca, 1996.

MANDELL, Richard. Historia Cultural del Deporte. Espronceda: Bellaterra, 1986.

MEINBERG, Eckhard. Para uma nova ética do desporto. In: BENTO, J.; MARQUES, A. (Orgs.). Desporto, ética, sociedade. Porto: FCDEF/UP, 1990. p.69-76.

MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva. Artes marciais e jovens: violência ou valores educacionais? Um estudo de caso de um estilo de kung-fu. Dissertação de mestrado em Ciências da Atividade Física, Universidade Salgado de Oliveira, Niterói. 2011.

MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva; COLUMÁ, Jorge Felipe. Lutas e Artes Marciais: aspectos educacionais, sociais e lúdicos. Rio de Janeiro: Suam, 2015, p. 141.

MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva; QUEIROS, Paula; LACERDA, Teresa. Wu De - Reflexão filosófica acerca do código de ética marcial do Kung-Fu. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v.S2A, p.140-152, 2016.

MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva; MURAD, Mauricio. Sobre o Homo Disciplinatus: Uma visão sócio-antropológica do artista marcial. Corpus et Scientia, v. 8, n. 2, p.87-98, 2012.

MURAD, Mauricio. Sociologia e educação física: diálogos, linguagens do corpo, esportes. Rio de Janeiro: FGV, 2009, p.204.

NÓVOA, António. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria e Educação, n.4, 1991. p.109-139.

PATRÍCIO, Manuel Ferreira. Lições de axiologia educacional. Lisboa: Universidade Aberta, 1993.

PÉREZ-GUTIÉRREZ, Mikel; GUTIÉRREZ-GARCÍA, Carlos; ESCOBAR-MOLINA, Raquel. Terminological recommendations for improving the visibility of scientific literature on martial arts and combat sports. Archives of Budo, v.7, n.3, 2011. p. 159-166.

PERNIOLA, Mário. A Estética do Século XX. Lisboa: Editorial Estampa, 1998.

PRIEST, Graham. The Martial Arts and Buddhist Philosophy. Royal Institute of Philosophy Supplement, v.73, p.17-28, Out 2013. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=a9h&AN=89865774. Acesso em: 23 jan. 2018.

RIBEIRO, Sergio.; ZANCANARO, Lourenço. Educação para a liberdade – uma perspectiva kantiana. Revista Bioethikos, v. 5, n. 1, 2011. p. 93-97. Disponível em: https://www.saocamilo-sp.br/pdf/bioethikos/82/Art11.pdf. Acesso em: 23 jan. 2018.

ROSENBERG, Viqui; SAPOCHNIK, Carlos. Martial arts - enactment of aggression or integrative space? Psychodynamic Practice, v.11, n.4, p.451-458, 2005. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=psyh&AN=2005-15979-008&site=eds-live. Acesso em: 23 jan. 2018.

RUBIO, Katia. Do olimpo ao pós-olimpismo: elementos para uma reflexão sobre o esporte atual. Rev. paul. Educ. Fís., v. 16, n. 2, 130-143, 2002.

SAMPAIO, Rosana Ferreira; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, SP, v. 11, n.1, p. 83-89, jan./fev. 2007.

SILVA, Everton de Souza. et al. O wushu como uma ferramenta para o desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo na escola: um estudo exploratório. Revista de Artes Marciales Asiáticas, v.12, n.1, p.10, 2017. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=a9h&AN=124918245. Acesso em: 22 jan. 2018.

THEEBOOM, Marc; ZHU, Dong; VERTONGHEN, Jikkemien. ‘Wushu belongs to the world’. But the gold goes to China…: The international development of the Chinese martial arts. International Review for the Sociology of Sport, v.52, n.1, p.3-23, 2017. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=sxi&AN=121136005&site=eds-live. Acesso em: 22 jan. 2018.

THEEBOOM, Marc; ZHU, Dong; VERTONGHEN, Jikkemien. Traditional Asian martial arts and youth: Experiences of young Chinese wushu athletes. Archives of Budo, v.8, n.1, p.9, 2012. Disponível em: http://archbudo.com/view/abstract/id/10585. Acesso em: 22 jan. 2018.

THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K.; SILVERMAN, Stephen J.. Métodos de pesquisa em atividade física. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 396.

TOWNSEND, Dabney. Introdução à Estética – história, correntes, teorias. Lisboa: Edições 70. 1997.

TRALCI FILHO, Marcio Antonio. Tradição no kung fu - mestres brasileiros entre permanências e transformações. Movimento, v.22, n.1, p.115-128, jan/mar. 2016. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/54701/36522. Acesso em: 23 jan. 2018.

TSANG, Tracey. W. et al. A randomised placebo-exercise controlled trial of kung fu training for improvements in body composition in overweight/obese adolescents: the "martial fitness" study. Journal of Sports Science and Medicine, v.8, n.1, p.97-106, 2009. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=edsdoj&AN=edsdoj.3908db76719649c69c7c553f7136db48. Acesso em: 22 jan. 2018.

TSANG, Tracey W. M. et al. Health benefits of Kung Fu: A systematic review. Journal of Sports Sciences, v.26, n.12, p.1249-1267, 2008. Disponível em: http://eds.b.ebscohost.com/eds/pdfviewer/pdfviewer?vid=0&sid=6c04482d-5108-4d9e-915b-71182b4d017c%40sessionmgr120. Acesso em: 10 jan. 2018.

TSANG, Tracey W. et al. Self-Perception and Attitude Toward Physical Activity in Overweight/Obese Adolescents: The “Martial Fitness” Study. Research in Sports Medicine, v.21, n.1, p.37-51, Jan-Mar 2013. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=a9h&AN=84590345. Acesso em: 22 jan. 2018.

TUBINO, Manoel José Gomes. Teoria geral do esporte. São Paulo: IBRASA, 1987.

TUBINO, Manoel José Gomes; TUBINO, Fábio Mazeron; GARRIDO, Fernando Antonio C. Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte. Rio de Janeiro: SENAC, 2007, p.157.

YAN, Shiliang. Illustration of cultural attributes in china wushu routine. Asian Social Science, v.7, n.5, p.166-169, Maio 2011. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edselc&AN=edselc.2-52.0-84858238239&site=eds-live. Acesso em: 22 jan. 2018.

ZEMBURA, Pawel. A comparison of spectators' motives at wushu and amateur mixed martial arts events in Poland. Ido Movement for Culture, v.15, n.1, p.31-38, 2015. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edselc&AN=edselc.2-52.0-84930068666&site=eds-live. Acesso em: 22 jan. 2018.

ZHENG, Shuai. Wushu's Transformation from the Local Boxing Ring to the World Stage. Journal of Asian Martial Arts, v.20, n.4, p.52-79, 2011. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=s3h&AN=70235752. Acesso em: 23 jan. 2018.

ZHOUXIANG, Lu; ZHANG, Qi; HONG, Fan. Projecting the ‘Chineseness’: Nationalism, Identity and Chinese Martial Arts Films. International Journal of the History of Sport, v.31, n.3, p.320-335, Fev. 2014. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=edb&AN=95113916. Acesso em: 22 jan. 2018.

Downloads

Publicado

2020-06-03

Como Citar

Mocarzel, R. C. da S., Queirós, P., & Lacerda, T. O. (2020). Valores ético e estético do kung-fu: uma revisão sistemática. Motrivivência, 32(62), 01–21. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e62998

Edição

Seção

Porta Aberta