Ethical and aesthetic values of kung-fu: a systematic review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e62998

Abstract

Kung Fu is an ancient Chinese martial art and world renowned for its principles of teaching ethics and aesthetics, standing out with a profound philosophical singularity poured into values. However, very little literature deals with these issues deeply. In this qualitative study a systematic review was carried out in order to identify the literature on ethical and aesthetic education through Kung-Fu. We found 36 articles and almost all approach ethics and aesthetics in a generic and abstract way. Only four were in Portuguese. Many cite ethics and aesthetics as historical philosophical aspects, but do not address these issues when they enter sports competitions.

Author Biographies

Rafael Carvalho da Silva Mocarzel, -Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto da Universidade do Porto (CIFI2D)

Dupla nacionalidade: brasileiro e português. Doutorando em Ciências do Desporto na Universidade do Porto (UP / Portugal) onde integra o Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto da Universidade do Porto (CIFI2D). Mestrado em Ciências da Atividade Física e Licenciatura Plena em Educação Física (UNIVERSO / Brasil). Membro da Câmara de Lutas e Artes Marciais e da Comissão de Professores de Niterói e Adjacências do CREF-1. Fundador e Ex-Presidente da Associação de Kung-Fu Shaolin de Niterói (AKSN). Ex-Diretor da Federação de Kung-Fu do Estado do Rio de Janeiro (FKFERJ). Professor (Faixa Preta) em 6 estilos de Kung-Fu (Garra de Águia, Tai Chi Chuan, Shuai Jiao, Sanda/Sanshou e Wushu Moderno - Norte & Sul). Foi Professor de cursos de Licenciatura e Bacharel em Educação Física presencial e EAD em universidades no Estado do Rio de Janeiro. Estuda as Artes Marciais em suas diversas áreas de atuação, os Jogos Olímpicos (Olimpismo), a Filosofia e Sociologia dos Esportes incluindo seus valores éticos, morais, estéticos e educacionais, Jogos e Recreação Lúdica, História do Desporto, Terapias Holísticas, Massagens e Meditações. Autor de 2 livros. Recebeu 19 prêmios e/ou homenagens. Ministrou 73 cursos de curta duração (extensão). Escreveu 6 capítulos de livros. Publicou 12 artigos (nacionais e internacionais). Revisor de 10 periódicos científicos.

Paula Queirós, -Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto da Universidade do Porto (CIFI2D)

Professora Auxiliar na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, é também membro do Conselho de Representantes da Faculdade de Desporto, U. Porto; Membro do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto, U. Porto; Membro do Conselho Científico da Faculdade de Desporto, U. Porto e Diretora de Curso do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário.

Teresa Oliveira Lacerda, Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto da Universidade do Porto (CIFI2D)

Doutora em Ciências do Desporto desde 2002, com a dissertação intitulada Elementos para a construção de uma Estética do Desporto. Exerce a função de professora auxiliar com nomeação definitiva na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal, onde é regente de várias unidades curriculares nos cursos de 1º, 2º e 3º ciclos e pertence à Comissão Científica do Curso de 2º Ciclo em Desporto para Crianças e Jovens. É responsável pela criação e desenvolvimento da unidade curricular de estética do desporto presente em cursos dos três ciclos de estudos. Orientadora de dissertações de mestrado e de doutoramento. As suas áreas de lecionação são a estética do desporto e a história do desporto, constituindo a estética do desporto a sua área principal de investigação. É responsável pelo Gabinete de Estética do Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. É fundadora e responsável pelo Núcleo Museológico da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

References

ABE, Shinobu. Zen and Sport. Journal of the philosophy of sport, v. 13, n. 1, p. 45-48. 1986. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00948705.1986.9714440. Acesso em: 14 jun. 2016.

ACEVEDO, William; GUTIÉRREZ, Carlos; CHEUNG, Mei. Breve história do Kung Fu. Tradução de Flávia Delgado. São Paulo: Madras. 2011.

AGUIAR, José Otávio. Literatura Wushia, Budismo, marcialidade e ascese: da arte da guerra à historiografia sobre o mosteiro de Shaolin. Antíteses, v.2, n.4, p. 599-619, Jul-Dez 2009. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=a9h&AN=53743823. Acesso em: 23 jan. 2018.

ALLEN, Barry. Games of Sport, Works of Art, and the Striking Beauty of Asian Martial Arts. Journal of the philosophy of sport, v. 40 n. 2, p. 241-254. 2013.

APOLLONI, Rodrigo Wolff. “Shaolin à brasileira”: estudo sobre a presença e a transformação de elementos religiosos orientais no Kung-Fu praticado no Brasil. Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2004.

BÄCK, Allan; KIM, Daeshik. Towards A Western Philosophy of the Eastern Martial Arts. Journal of the philosophy of sport, v.6, n.1, 19-28. 1979. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00948705.1979.10654147. Acesso em: 14 jun. 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. 3.ed. Lisboa: Edições 70, 2004. p.223.

BENTO, Jorge Olímpio. O outro lado do desporto – vivências e reflexões pedagógicas. Porto: Campo das letras, 1995.

BENTO, Jorge Olímpio; BENTO, Helena Cristina (2014): Desporto e valores: uma aliança natural carecida de renovação. 42nd Conference of the IAPS-International Association for the Philosophy of Sport & Ist Conference of the ALFID-Asociación Latina de Filosofia del Deporte, Natal, Brasil, 3-6 setembro de 2014.

BONURA, Kimberlee Bethany; SPADARO, Nina Ida Marie; THORNTON, Rives Whittle. Mindful Fitness: Guidelines for Prenatal Practice. International Journal of Childbirth Education, v. 31, n. 1, p. 14-17, Jan. 2016. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=rzh&AN=112070430. Acesso em: 22 jan. 2018.

BU, Bin. et al. Effects of martial arts on health status: A systematic review. Journal of Evidence-Based Medicine, v.3, n.4, p.205-219, Nov 2010. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=edb&AN=66588794. Acesso em: 23 jan. 2018.

BUENO, André da Silva. O conceito de justa medida em Confúcio e Aristóteles. Tese de doutorado em Filosofia, Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro. 2005.

CAMILLERI, Frank. 'To Push the Actor-Training to its Extreme': Training Process in Ingemar Lindh's Practice of Collective Improvisation. Contemporary Theatre Review, v. 18, n. 4, p. 425-441, 2008. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=a9h&AN=34976072. Acesso em: 23 jan. 2018.

CARNEIRO JUNIOR, Sérgio. O corpo chinês e as artes marciais: da ascese marcial, ao Wushu moderno. 2013. 173 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/99077.

CARRUTHERS, Ashley. Kung Fu fighting: The cultural pedagogy of the body in the Vovinam Overseas Vietnamese Martial Arts School. Australian Journal of Anthropology, v. 9, n. 1, p. 45-57, 1998. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=a9h&AN=847060 . Acesso em: 22 jan. 2018.

CHOPKO, Brian A. Walk in Balance: Training Crisis Intervention Team Police Officers as Compassionate Warriors. Journal of Creativity in Mental Health, v.6, n.4, p.315-328, 2011. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=sxi&AN=69733219&site=eds-live. Acesso em: 22 jan. 2018.

CORREIA, Walter Roberto; FRANCHINI, Emerson. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, Rio Claro, v.16 n.1 p.01-09, jan./mar. 2010.

CYNARSKI, Wojciech J.; SWIDER, Pawel. The journey to the cradle of martial arts: a case study of martial arts' tourism. Ido Movement for Culture. Journal of Martial Arts Anthropology, v.17, n.2, p.24-33, 2017. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=edb&AN=122820378. Acesso em: 22 jan. 2018.

EPERJESI, John. R. Crouching tiger, hidden dragon: Kung fu diplomacy and the dream of cultural China. Asian Studies Review, v. 28, n. 1, p. 25-39, 2004. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=a9h&AN=13516287. Acesso em: 22 jan. 2018.

FERREIRA, Heraldo Simões. As lutas na educação física escolar - parte do bloco de conteúdos... na prática ou apenas no papel? ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, 5., 2005, Ceará. Anais... Ceará: Universidade de Fortaleza, 2005.

FERRY, Luc. Homo Aestheticus – a invenção do gosto na Era Democrática. Coimbra: Almedina, 1997.

FILIPOVIĆ, Aleksandar; JOVANOVIĆ, Srećko. Contribution to the study of religious and philosophical basis of the Far East martial arts. Physical Culture / Fizicka Kultura, v.66, n.1, p.48-56, 2012. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=s3h&AN=76503163. Acesso em: 23 jan. 2018.

FLETCHER, Roly; MILTON, Martin. Being aggressive: An interpretative phenomenological analysis of Kung Fu practitioners' experience of aggression: Existential Analysis: Journal of the Society for Existential Analysis. v.20, n.1, 2009. p. 20-34.

FROSI, Tiago Oviedo; MAIDANA, Wagner; MAZO, Janice Zarpellon. Os primórdios da prática do Wu-Shu/Kung Fu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul (décadas de 1970-1990). Revista da Educação Física/UEM, v.22, n.3, p.387-397, 2011. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/10067/7765. Acesso em: 10 jan. 2018.

GOMES, Isabelle Sena; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Movimento, Porto Alegre, v.20, n.1, p.395-411, jan/mar de 2014.

GRAÇA, Maria Luísa; LACERDA, Teresa Oliveira. Educação física, estética e ética – um ensaio sobre as possibilidades de desenvolvimento curricular das componentes estéticas e éticas na educação física. R. Min. Educ. Fís., n.1, edição especial, 2012, p. 243-253.

GRANET, Marcel. O pensamento chinês. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. p.416.

GUO, Yucheng; QIU, Pixiang; LIU, Taoguang. Tai Ji Quan: An overview of its history, health benefits, and cultural value. Journal of Sport and Health Science, v. 3, n. 1, p. 3-8, Março 2014. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=edselp&AN=S2095254613000999. Acesso em: 22 jan. 2018.

HALLENBERG, Helena. Muslim Martial Arts in China: Tangping (Washing Cans) and Self-defence. Journal of Muslim Minority Affairs, v.22, n.1, p.149-175, Abr 2002. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=a9h&AN=6737377. Acesso em: 23 jan. 2018.

HERMANN, Nadja. Ética e estética: a relação quase esquecida. Porto Alegre: EDIPUCRS. 2005.

HIRAMOTO, Mie. Don’t think, feel: Mediatization of Chinese masculinities through martial arts films. Language & Communication, v.32, n.4, p. 386-399, Out 2012. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=eue&AN=83573335. Acesso em: 23 jan. 2018.

HIRAMOTO, Mie; TEO, Cherise Shi Ling. I Am the Invincible Sword Goddess: Mediatization of Chinese Gender Ideology through Female Kung-Fu Practitioners in Films. Societies, v.4, n.3, p.477-505, 2014. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=sxi&AN=98567465&site=eds-live. Acesso em: 10 jan. 2018.

IEDWAB, Cladio; STANDEFER, Roxanne. Um caminho de paz: um Guia das Tradições das Artes Marciais para Jovens. São Paulo: CULTRIX, 2001, p.102.

ILUNDÁIN-AGURRUZA, Jesús. 9—Reflections on a Katana–The Japanese Pursuit of Performative Mastery. Sport, Ethics and Philosophy, v.8, n.4, p.455-502, 2014.

JENNINGS, George. Transmitting Health Philosophies through the Traditionalist Chinese Martial Arts in the UK. Societies, v.4, n.4, p.712-736, 2014. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=sxi&AN=100119552&site=eds-live. Acesso em: 22 jan. 2018.

JENNINGS, George; BROWN, David; SPARKES, Andrew C. 'It can be a religion if you want': Wing Chun Kung Fu as a secular religion. Ethnography, v.11, n.4, p.533-557, 2010. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1466138110372588. Acesso em: 10 jan. 2018.

KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Trad. Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: UNIMEP, 1996.

KUAN, Garry; ROY, Jolly. Goal profiles, mental toughness and its influence on performance outcomes among Wushu athletes. Journal of Sports Science and Medicine, v.6, n. CSSI-2, p.28-33, 2007. Disponível em: http://www.scopus.com/scopus/openurl/link.url?ctx_ver=Z39.88-2004&ctx_enc=info:ofi/enc:UTF-8&svc_val_fmt=info:ofi/fmt:kev:mtx:sch_svc&svc.citedby=yes&rft_id=info:eid/2-s2.0-78649839731&rfr_id=http://search.ebscohost.com&rfr_dat=partnerID:NnvIuKwx&rfr_dat=md5:65b2a94f0ba1ec5f338baad523307ccb. Acesso em: 33 jan. 2018.

LEE, Vivian. Virtual bodies, flying objects: the digital imaginary in contemporary martial arts films. Journal of Chinese Cinemas, v.1, n.1, p. 9-26, 2007. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=edb&AN=32895189. Acesso em: 23 jan. 2018.

LI, Siu Leung. Kung fu: Negotiating nationalism and modernity. Cultural Studies, v.15, n 3-4, p.515-542, 2001. Disponível em: http://gateway.isiknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?&GWVersion=2&SrcAuth=EBSCO&SrcApp=EDS&DestLinkType=CitingArticles&KeyUT=000171391700006&DestApp=WOS. Acesso em: 10 jan. 2018.

LIMA, Luzia Mara Silva. O Tao da educação – a filosofia oriental na escola ocidental. São Paulo: Ágora, 2000. p.220.

LITTLEFIELD, Alexis. An Obsessive's Guide to Tea Obsession. Southeast Review of Asian Studies, v. 33, p. 169-172, 2011. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=a9h&AN=82914736. Acesso em: 22 jan. 2018.

LUO, Yongzhou. Chinese wushu texts: function and translation. Perspectives: Studies in Translatology, v.20, n.2, p.189-198, 2012. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=edswah&AN=000304374300007. Acesso em: 23 jan. 2018.

MACAULEY, Domhnall. A history of physical activity, health and medicine. Journal of the Royal Society of Medicine, v.87, n.1, p.32-35, 1994. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=edb&AN=22849626. Acesso em: 23 jan. 2018.

MACIOCIA, Giovanni. Os Fundamentos da Medicina Chinesa: um texto abrangente para acupunturistas e fitoterapeutas, 1ª edição, São Paulo: Roca, 1996.

MANDELL, Richard. Historia Cultural del Deporte. Espronceda: Bellaterra, 1986.

MEINBERG, Eckhard. Para uma nova ética do desporto. In: BENTO, J.; MARQUES, A. (Orgs.). Desporto, ética, sociedade. Porto: FCDEF/UP, 1990. p.69-76.

MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva. Artes marciais e jovens: violência ou valores educacionais? Um estudo de caso de um estilo de kung-fu. Dissertação de mestrado em Ciências da Atividade Física, Universidade Salgado de Oliveira, Niterói. 2011.

MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva; COLUMÁ, Jorge Felipe. Lutas e Artes Marciais: aspectos educacionais, sociais e lúdicos. Rio de Janeiro: Suam, 2015, p. 141.

MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva; QUEIROS, Paula; LACERDA, Teresa. Wu De - Reflexão filosófica acerca do código de ética marcial do Kung-Fu. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v.S2A, p.140-152, 2016.

MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva; MURAD, Mauricio. Sobre o Homo Disciplinatus: Uma visão sócio-antropológica do artista marcial. Corpus et Scientia, v. 8, n. 2, p.87-98, 2012.

MURAD, Mauricio. Sociologia e educação física: diálogos, linguagens do corpo, esportes. Rio de Janeiro: FGV, 2009, p.204.

NÓVOA, António. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria e Educação, n.4, 1991. p.109-139.

PATRÍCIO, Manuel Ferreira. Lições de axiologia educacional. Lisboa: Universidade Aberta, 1993.

PÉREZ-GUTIÉRREZ, Mikel; GUTIÉRREZ-GARCÍA, Carlos; ESCOBAR-MOLINA, Raquel. Terminological recommendations for improving the visibility of scientific literature on martial arts and combat sports. Archives of Budo, v.7, n.3, 2011. p. 159-166.

PERNIOLA, Mário. A Estética do Século XX. Lisboa: Editorial Estampa, 1998.

PRIEST, Graham. The Martial Arts and Buddhist Philosophy. Royal Institute of Philosophy Supplement, v.73, p.17-28, Out 2013. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=a9h&AN=89865774. Acesso em: 23 jan. 2018.

RIBEIRO, Sergio.; ZANCANARO, Lourenço. Educação para a liberdade – uma perspectiva kantiana. Revista Bioethikos, v. 5, n. 1, 2011. p. 93-97. Disponível em: https://www.saocamilo-sp.br/pdf/bioethikos/82/Art11.pdf. Acesso em: 23 jan. 2018.

ROSENBERG, Viqui; SAPOCHNIK, Carlos. Martial arts - enactment of aggression or integrative space? Psychodynamic Practice, v.11, n.4, p.451-458, 2005. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=psyh&AN=2005-15979-008&site=eds-live. Acesso em: 23 jan. 2018.

RUBIO, Katia. Do olimpo ao pós-olimpismo: elementos para uma reflexão sobre o esporte atual. Rev. paul. Educ. Fís., v. 16, n. 2, 130-143, 2002.

SAMPAIO, Rosana Ferreira; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, SP, v. 11, n.1, p. 83-89, jan./fev. 2007.

SILVA, Everton de Souza. et al. O wushu como uma ferramenta para o desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo na escola: um estudo exploratório. Revista de Artes Marciales Asiáticas, v.12, n.1, p.10, 2017. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=a9h&AN=124918245. Acesso em: 22 jan. 2018.

THEEBOOM, Marc; ZHU, Dong; VERTONGHEN, Jikkemien. ‘Wushu belongs to the world’. But the gold goes to China…: The international development of the Chinese martial arts. International Review for the Sociology of Sport, v.52, n.1, p.3-23, 2017. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=sxi&AN=121136005&site=eds-live. Acesso em: 22 jan. 2018.

THEEBOOM, Marc; ZHU, Dong; VERTONGHEN, Jikkemien. Traditional Asian martial arts and youth: Experiences of young Chinese wushu athletes. Archives of Budo, v.8, n.1, p.9, 2012. Disponível em: http://archbudo.com/view/abstract/id/10585. Acesso em: 22 jan. 2018.

THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K.; SILVERMAN, Stephen J.. Métodos de pesquisa em atividade física. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 396.

TOWNSEND, Dabney. Introdução à Estética – história, correntes, teorias. Lisboa: Edições 70. 1997.

TRALCI FILHO, Marcio Antonio. Tradição no kung fu - mestres brasileiros entre permanências e transformações. Movimento, v.22, n.1, p.115-128, jan/mar. 2016. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/54701/36522. Acesso em: 23 jan. 2018.

TSANG, Tracey. W. et al. A randomised placebo-exercise controlled trial of kung fu training for improvements in body composition in overweight/obese adolescents: the "martial fitness" study. Journal of Sports Science and Medicine, v.8, n.1, p.97-106, 2009. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=edsdoj&AN=edsdoj.3908db76719649c69c7c553f7136db48. Acesso em: 22 jan. 2018.

TSANG, Tracey W. M. et al. Health benefits of Kung Fu: A systematic review. Journal of Sports Sciences, v.26, n.12, p.1249-1267, 2008. Disponível em: http://eds.b.ebscohost.com/eds/pdfviewer/pdfviewer?vid=0&sid=6c04482d-5108-4d9e-915b-71182b4d017c%40sessionmgr120. Acesso em: 10 jan. 2018.

TSANG, Tracey W. et al. Self-Perception and Attitude Toward Physical Activity in Overweight/Obese Adolescents: The “Martial Fitness” Study. Research in Sports Medicine, v.21, n.1, p.37-51, Jan-Mar 2013. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=a9h&AN=84590345. Acesso em: 22 jan. 2018.

TUBINO, Manoel José Gomes. Teoria geral do esporte. São Paulo: IBRASA, 1987.

TUBINO, Manoel José Gomes; TUBINO, Fábio Mazeron; GARRIDO, Fernando Antonio C. Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte. Rio de Janeiro: SENAC, 2007, p.157.

YAN, Shiliang. Illustration of cultural attributes in china wushu routine. Asian Social Science, v.7, n.5, p.166-169, Maio 2011. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edselc&AN=edselc.2-52.0-84858238239&site=eds-live. Acesso em: 22 jan. 2018.

ZEMBURA, Pawel. A comparison of spectators' motives at wushu and amateur mixed martial arts events in Poland. Ido Movement for Culture, v.15, n.1, p.31-38, 2015. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edselc&AN=edselc.2-52.0-84930068666&site=eds-live. Acesso em: 22 jan. 2018.

ZHENG, Shuai. Wushu's Transformation from the Local Boxing Ring to the World Stage. Journal of Asian Martial Arts, v.20, n.4, p.52-79, 2011. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=s3h&AN=70235752. Acesso em: 23 jan. 2018.

ZHOUXIANG, Lu; ZHANG, Qi; HONG, Fan. Projecting the ‘Chineseness’: Nationalism, Identity and Chinese Martial Arts Films. International Journal of the History of Sport, v.31, n.3, p.320-335, Fev. 2014. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&site=eds-live&db=edb&AN=95113916. Acesso em: 22 jan. 2018.

Published

2020-06-03

How to Cite

Mocarzel, R. C. da S., Queirós, P., & Lacerda, T. O. (2020). Ethical and aesthetic values of kung-fu: a systematic review. Motrivivência, 32(62), 01–21. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e62998

Issue

Section

Porta Aberta