Conteúdos pedagógicos nas competições infantojuvenis de futebol e futsal: um estudo comparativo
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e71704Resumo
Este estudo tem como objetivo descrever e comparar os níveis de favorecimento ao desenvolvimento de conteúdos pedagógicos nas competições infantojuvenis de futebol e futsal, a partir da opinião de treinadores. Foi aplicada a Bateria de Testes Gonçalves-Balbinotti de Favorecimento ao Desenvolvimento de Conteúdos Pedagógicos do Esporte Infantojuvenil (BTGB-CP). Participaram do estudo 32 treinadores de futebol (n = 16) e futsal (n = 16) brasileiros, que atuam com crianças e jovens participantes de competições das respectivas modalidades. De modo geral, as competições de futebol e futsal parecem contribuir de forma satisfatória para o desenvolvimento dos conteúdos pedagógicos: Habilidades Motoras; Estratégico-Tático; Socioeducativo; Autonomia; Afetivo-social; Democratização. Entretanto, os resultados evidenciaram que as competições de futsal contemplam o desenvolvimento de conteúdos pedagógicos em maior quantidade e nível quando comparado ao futebol.
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