Motivos para a escolha da profissão, necessidades de formação e aspirações profissionais de professores de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e72171

Palavras-chave:

Educação física, Formação continuada, Escolha da profissão, Necessidades de formação, Aspirações profissionais

Resumo

Este artigo objetiva apresentar o processo de caracterização de professores de Educação Física em busca de referenciais para o desenho da formação continuada. Partiu-se da análise dos motivos para a escolha da profissão, da percepção de necessidades de formaçãoe das aspirações profissionais. Participaram 14 professores de um município do interior de São Paulo, Brasil. Os dados foram obtidos pela aplicação de questionário e submetidos à construção de categorias analíticas. Os resultados demonstram: os motivos para a escolha da profissão foram majoritariamente sustentados por valores intrínsecos, representativos dos traços da personalidade; a percepção de necessidades de formação enfatiza as dificuldades, sobretudo, em demandas da prática pedagógica; as aspirações profissionaisindicam direções para o fortalecimento da identidade da disciplina. Mediante os processos de historicidade pessoal e profissional inerentes à análise, as recomendações se dão no sentido de explorar os contextos de vida e de profissão dos professores para proposição de ações de formação contextualizadas e diferenciadas.

Biografia do Autor

Luana Zanotto, Universidade Federal de Goiás

Docente na Faculdade de Educação Física e Dança/ Universidade Federal de Goiás. Licenciada em Educação Física e Doutora em Educação.

Fernando Donizete Alves, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos. Licenciado em Educação Física e Doutor em Educação Escolar.

Carlos Januário, Faculdade de Motricidade Humana

Docente do Curso de Doutoramento em Educação e das Licenciaturas da Faculdade de Motricidade Humana/Universidade de Lisboa. Licenciado em Educação Física e Doutor em Ciências da Educação.

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Publicado

2020-08-05

Edição

Seção

Artigos Originais