Jovens: escola, futebol e projetos de vida

Autores

  • Bruno Martins Ferreira Universidade Federal de São Carlos
  • Osmar Moreira de Souza Junior Universidade Federal de São Carlos
  • Luana Zanotto Universidade Federal de São Carlos
  • Fernando Donizete Alves Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p174

Resumo

Esse artigo buscou compreender os projetos de vida de 11 meninos entre quinze e dezesseis anos, estudantes do primeiro ano de ensino médio de uma escola estadual situada em São Carlos-SP. De abordagem qualitativa, aplicaram-se questionários seguidos pela formação de grupos focais. Os resultados foram organizados em quatro categorias: “significado de ser jovem”, “significação da escola na vida dos jovens”, “significado do futebol na vida dos jovens” e “jovens, projetos de vida, crenças e desejos sobre o futuro”. Os participantes apontaram a escola como base em seus futuros, legitimando o cumprimento do ciclo regular na ideia de ser “alguém na vida”. Somado a isso, o futebol foi significado como modo de socialização, paixão, lazer e sonho, sendo visto como possibilidade de valorização pessoal, social e financeira, embora fora deflagrada a dificuldade de tal desejo ser sustentável em relação a crença dos próprios jovens.

Biografia do Autor

Bruno Martins Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando do Programa de Pós- Graduação em Educação – PPGE da UFSCar;Universidade Federal de São Carlos UFSCar; São Carlos - SP, Brasil; brunomartinsufscar@hotmail.com 

Osmar Moreira de Souza Junior, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - FEF-Unicamp. Professor do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana - DEFMH da UFSCar; Universidade Federal de São Carlos UFSCar; São Carlos - SP, Brasil;osmar@ufscar.br .

Luana Zanotto, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Mestra em Educação e Licenciada em Educação Física pela UFSCar; Universidade Federal de São Carlos; São Carlos-SP, Brasil; luanazanotto@yahoo.com.br .

Fernando Donizete Alves, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP Araraquara. Professor Departamento de Educação Física e Motricidade Humana – DEFMH na UFSCar, e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE na UFSCar; Universidade Federal de São Carlos; São Carlos-SP, Brasil; alves.sommer@gmail.com .

Downloads

Publicado

2017-07-20

Como Citar

Ferreira, B. M., de Souza Junior, O. M., Zanotto, L., & Alves, F. D. (2017). Jovens: escola, futebol e projetos de vida. Motrivivência, 29(51), 174–191. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p174

Edição

Seção

Artigos Originais