As imagens do corpo feminino refletidas nos espelhos das mídias

Priscilla de Cesaro Antunes

Resumo


Desde 1900, as imagens de corpos femininos sempre foram objeto de atencäo, apropriadas pelos meios de comunicaçãoo. Analisando sua historicidade, pode-se constatar que elas atravessaram décadas, assumindo conotações bastante distintas nos diferentes momentos históricos. Hoje, observa-se um processo de mercadorização das imagens de feminilidade, visível na espetacularização da cultura de tempo livre. Significa dizer, que as imagens do corpo da mulher estão cada vez mais sendo exploradas pelas mídias, o que acarreta conseqüências de grande dimensão. Assim, torna-se necessário informar e educar as pessoas de forma crítica e emancipatória, para que näo sejam complacentes corn tal apelo midiático e para que atuem em busca da ressignificação da cultura de movimento midiatizada.

Palavras-chave


Educação Física; Esporte; Lazer

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA