Escola, Educação Física e juventude: caminhos para cidadania

Autores

  • Marcel Ivan Dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Grupo de Pesquisa Insième. Prefeitura Municipal da Serra (ES)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n46p154

Resumo

O estudo investigou as contribuições da educação física e das manifestações do lazer imersas no âmbito cultural, na formação política e cidadã de jovens. Para tanto na parte inicial foi analisado todo o marco legal referente à disciplina educação física escolar, apontando o caminho percorrido por esta disciplina e sua culminância enquanto formadora de cidadãos, bem como foi identificado às aproximações desta com as práticas de lazer dos jovens. Constatou-se que a disciplina educação física na escola atualmente tem um papel relevante na contribuição para a cidadania, visto que a mesma possui instrumentos e conhecimentos diferenciados daqueles chamados tradicionais no mundo escolar que despertam um novo olhar dos jovens.

Biografia do Autor

Marcel Ivan Dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Grupo de Pesquisa Insième. Prefeitura Municipal da Serra (ES)

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES/ES, Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA), e Licenciado em Educação Física (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/BA. Professor da Prefeitura de Serra (ES).

Downloads

Publicado

2015-11-24

Como Citar

Dos Santos, M. I. (2015). Escola, Educação Física e juventude: caminhos para cidadania. Motrivivência, 27(46), 154–170. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n46p154

Edição

Seção

Porta Aberta