Cultura da participação e da convergência na Copa do Mundo FIFA 2014: um estudo a partir de imagens compartilhadas no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p138Resumo
A Copa do Mundo Fifa une a maior parte dos brasileiros sob a condição de torcedores, desde antes mesmo da chegada da televisão ao país. Participa-se, durante a Copa do Mundo, não só de evento esportivo, mas também midiático. Ao redor do campeonato, orbitam diversos tipos de narrativas: ufanistas, publicitárias, noticiosas e até mesmo políticas. O advento dos recursos participativos da internet tornou possível a mensuração direta da resposta do público a estas mensagens. Este artigo pretende analisar como se deu a repercussão das imagens sobre a Copa do Mundo na rede social Twitter, e a natureza deste conteúdo quanto à origem destas mídias: criação do público, montagens e remixes, produções publicitárias ou da mídia tradicional. Esta análise será realizada a partir das dez imagens mais compartilhadas na rede social durante a fase eliminatória do campeonato, identificadas a partir de metodologia desenvolvida pelo LABIC/UFES.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).