Percepções dos professores acerca da Educação Física: um estudo de caso

Autores

  • Antonino Manuel Pereira Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
  • Carla Silva
  • Cláudia Pinheiro Instituto Universitário da Maia - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p160

Resumo

Apesar do elevado potencial para desenvolvimento dos jovens, a Educação Física tem enfrentado diversos constrangimentos em vários países. Nesse sentido, este estudo pretendeu conhecer as representações de professores acerca do estado atual da EF numa cidade da região centro de Portugal. O campo de estudo foi composto por 10 docentes, a lecionar em escolas públicas do concelho de Viseu, aos quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os dados evidenciam que os alunos têm vindo a atribuir uma menor importância à EF enquanto os pais a valorizam mais.  Relativamente aos programas, referem que diversas vezes são ignorados os interesses dos alunos, devem ser menos extensos e proporcionar novas modalidades relacionadas com o meio sociocultural. Defendem que a avaliação atualmente é adequada e no futuro deverá evidenciar mais o empenhamento do aluno.

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Publicado

2016-05-25

Como Citar

Pereira, A. M., Silva, C., & Pinheiro, C. (2016). Percepções dos professores acerca da Educação Física: um estudo de caso. Motrivivência, 28(47), 160–176. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p160

Edição

Seção

Artigos Originais