Neymar, defensor da tradição brasileira

Autores

  • Francisca Islandia Cardoso da Silva Fundação Municipal de Saúde de Teresina
  • Janete de Páscoa Rodrigues Universidade Federal do Piauí

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como jovens universitários de Teresina-PI se apropriam da mensagem de uma reportagem do programa televisivo Esporte Espetacular. Fez-se uso da técnica de grupos focais e do método analítico-descritivo para coleta e análise dos dados. A amostra foi constituída por 24 jovens universitários, na faixa etária entre 18 e 24 anos. A reportagem pauta a responsabilidade de Neymar em seguir a “tradição” dos brasileiros que chegam ao Barcelona e sagrar-se como o melhor jogador do mundo. Para tal feito o único empecilho a ser vencido é o colega de clube, Lionel Messi. Os sujeitos da pesquisa afirmaram que o discurso veiculado pela reportagem pode reproduzir e criar uma realidade por vezes onírica, uma vez que objetiva conferir a Neymar grande importância no tocante à identidade nacional.

Biografia do Autor

Francisca Islandia Cardoso da Silva, Fundação Municipal de Saúde de Teresina

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí. Mestra em COmunicação pela Universidade Federal do Piauí.

Janete de Páscoa Rodrigues, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Educação Físca pela Universidade Federal do Piauí. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

2016-09-21

Como Citar

Silva, F. I. C. da, & Rodrigues, J. de P. (2016). Neymar, defensor da tradição brasileira. Motrivivência, 28(48), 300–315. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n48p300

Edição

Seção

Artigos Originais