Evidências psicológicas do surfe: efeitos terapêuticos e demandas assistenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e74162

Palavras-chave:

Surfe, Psicologia, Saúde, Desempenho

Resumo

O presente trabalho caracteriza-se como uma revisão sistemática de estudos que tenham utilizado medidas psicológicas para avaliar atletas e praticantes de surfe. Utilizando os descritores “Surf” AND “Sport” e “Surf” AND “Psychology”, após aplicação dos critérios de exclusão, obteve-se uma amostra final de 28 artigos. Foram identificados estudos diversificados explorando aspectos psicológicos diferenciados nesse contexto, como questões de gênero, processos psicossociais, produção da subjetividade, efeitos terapêuticos e aspectos psicológicos concernentes ao universo da competição. Os resultados foram discutidos em categorias temáticas específicas, dentre as quais, destacam-se o estudo de processos psicológicos diretamente associados à prática do surfe; produções sobre o potencial terapêutico desencadeado pela prática do surfe; e também algumas evidências sobre efeitos adversos, principalmente no contexto competitivo. As evidências reforçam a necessidade da assistência psicológica aos atletas de alto rendimento para promoção e a manutenção da saúde mental, bem como para melhorias no desempenho esportivo.

Biografia do Autor

Débora Matias de Souza, Universidade Federal FluminenseCurso de Graduação em Psicologia

Graduação em andamento no curso de Psicologia (UFF); Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR). 

Monick Leonora Inês Kort Kamp, Universidade Federal Fluminense - Curso de graduação em Psicologia

Graduação em andamento no curso de Psicologia (UFF); Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR).

Léo Barbosa Nepomuceno, Programa de Pós Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará (PPGSP - UFC); Professor Adjunto do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (IEFES-UFC),

Doutor em Saúde Coletiva (UFC). Professor do Programa de Pós Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará (PPGSP - UFC). Professor Adjunto do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (IEFES-UFC). 

Erick Quintas Conde, Universidade Federal FluminenseDepartamento de Psicologia (CPS)Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR)

Doutor em Neurociências (UFF). Professor no departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (CPS-ESR).

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Publicado

2021-03-03

Edição

Seção

Porta Aberta