Representação dos licenciandos sobre estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e76907

Palavras-chave:

Educação Física, Estágio, Formação

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar as representações de licenciandos sobre as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no curso de Licenciatura em Educação Física (EF). Os dados apresentados aqui são parte de uma pesquisa que acompanhou o ECS da Licenciatura em EF por dois anos em uma instituição de ensino superior. Este recorte analisa os dados coletados no segundo semestre de 2018. Baseado na abordagem qualitativa interpretativa, realizou-se um estudo de caso, e as técnicas utilizadas foram a análise documental e a entrevista. Constatou-se que, na disciplina ECS, prevalece um caráter burocrático, com a ausência de momentos de reflexões sobre as vivências, o que aponta para um distanciamento entre a instituição de ensino superior formadora e a escola. Entretanto, os licenciandos reconhecem as contribuições do ECS na formação inicial, apesar das fragilidades e dos problemas apresentados.

Biografia do Autor

Ayra Lovisi Oliveira , Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Educação Física.

Professora da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Ludmila Nunes Mourão, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação Física.

Professora da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora

Kalyla Maroun, Universidade Federal do Rio de Janeiros

Doutora em Ciências Humanas/Educação.

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal o Rio de Janeiro.

Aura Condé Braga, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Educação Física

Professora da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais

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Publicado

2021-04-12

Edição

Seção

Artigos Originais