A escola sem corpo: considerações acerca da crise de legitimidade da Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80519

Resumo

Este trabalho consiste em discutir a crise de legitimidade da Educação Física escolar a partir da categoria “corpo”. Questiona-se sobre o descrédito da disciplina na ambiência escolar, apesar da sua legalidade e inquestionáveis avanços teóricos. Destaca a relação intrínseca entre corpo e escola na consolidação do projeto capitalista. Avança nas reflexões, contextualizando o debate em torno do Movimento Renovador da Educação Física, especialmente sobre a pedagogia crítica de orientação marxista. Aponta limites nas suas acepções de corpo, no geral, instrumentalizado em prol da assimilação de conteúdo mental ou da consciência crítica. Não se trata, com isto, de negar as formas clássicas de educação escolar, mas de afirmar o lugar do corpo, e, para extensão, das práticas corporais e da Educação Física na escolarização de crianças, jovens e adultos, já que a própria estrutura (física e teórica) escolar foi historicamente projetada de modo a negar e imobilizar a corporalidade dos indivíduos.

Biografia do Autor

Harrison de Souza Bezerra , UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (2016). É professor na educação básica no município de Castanhal, Pará. Tem experiência na área de Educação Física escolar, com ênfase nos conteúdos da Cultura Corporal, atuando principalmente no seguinte tema: práticas corporais, política e filosofia.

Renan Santos Furtado, ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Professor efetivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. Professor temporário da SEDUC/PA entre 2017 e 2018, lotado na Unidade Regional de Educação 20. Professor Substituto da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) entre 2018 e 2020. Pesquisador do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), integrando a linha de pesquisa "Estudos de Formação e Práticas Pedagógicas em Educação e Educação Física". Associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Atua como Revisor dos periódicos - Arquivos em Movimento (UFRJ), Interfaces da Educação (UEMS) e Educación Física y Deporte (EFYD). Tem experiência, estudos e pesquisas na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: Políticas Educacionais; Educação Física Escolar; Práticas Corporais; Corpo e Educação e Questões Epistemológicas da Educação e da Educação Física.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Bezerra , H. de S., & Furtado, R. S. (2021). A escola sem corpo: considerações acerca da crise de legitimidade da Educação Física . Motrivivência, 33(64), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80519

Edição

Seção

Porta Aberta