A utilização das abordagens renovadoras em concursos públicos para a Educação Física no município do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81309

Resumo

Procuramos compreender a relação das referências de concursos públicos para escolas que tenham unidades no município do Rio de Janeiro. Tratou-se de um estudo de tipo transversal, por analisar um ponto específico num dado momento, desenvolvido por levantamento de dados e questionário em uma perspectiva qualitativa. Apresentamos, através do levantamento bibliográfico, quais são as referências mais usadas nos últimos dez anos e relacionamos, através do questionário fechado, como os professores de Educação Física entendem a importância das abordagens e o que de fato utilizam. Para auxiliar na reflexão sobre o questionário utilizamos o tipo-ideal weberiano. Mais da metade da literatura utilizada em concursos públicos no Rio de Janeiro que tenham escolas no município, exigem que seus professores, ao fazerem o concurso, dominem as Abordagens Renovadoras. Concluímos que, ainda que confusas, as abordagens aparecem no discurso dos participantes, principalmente aquelas que se relacionam direto com os PCN e com a Psicomotricidade.

Biografia do Autor

Iuri Leal Moura, Colégio Pedro II

Mestre em Educação Básica (CPII)

Colégio Pedro II, Professor do Departamento de Educação Física, Rio de Janeiro, Brasil

Rogerio Mendes de Lima, Colégio Pedro II

Doutor em Cieñcias Humanas (UFRJ)

Colégio Pedro II, Professor Titular do Departamento de Sociologia e do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPEEB/CP2), Rio de Janeiro, Brasil

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

Leal Moura, I., & Mendes de Lima, R. . (2021). A utilização das abordagens renovadoras em concursos públicos para a Educação Física no município do Rio de Janeiro. Motrivivência, 33(64), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81309

Edição

Seção

Artigos Originais