A Orientação como proposta pedagógica nas aulas de Educação Física: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e82214

Palavras-chave:

Educação física, Orientação, Escola

Resumo

Este texto refere-se a um relato de experiência cujo objetivo é descrever a utilização de uma prática corporal de aventura, a Orientação, como proposta pedagógica inserida nas aulas de Educação Física. As práticas corporais de aventura são conteúdos desenvolvidos há alguns anos por professores da área resultando recentemente na inserção desse conteúdo nos currículos escolares. Para a realização deste trabalho a metodologia teve uma abordagem qualitativa de tipo descritivo, analisando uma sequência de seis aulas com educandos de uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental. Constatou-se que, para além da apropriação dos saberes específicos da prática por esses educandos, foi possível também explorar as diversas potencialidades da Orientação na Educação Física escolar, configurando-se como uma ferramenta pedagógica que pode e deve ser utilizada pelos professores de Educação Física.

Biografia do Autor

Eduarda Sthefany Pereira Nunes, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Acadêmica de licenciatura em Educação Física (UFPR)

Universidade Federal do Paraná

Michaela Camargo, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPR)

Universidade Federal do Paraná

Rosecler Vendruscolo, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorado em Educação Física (UFPR)

Universidade Federal do Paraná

Referências

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Publicado

2022-05-30

Como Citar

NUNES, Eduarda Sthefany Pereira; CAMARGO, Michaela; VENDRUSCOLO, Rosecler. A Orientação como proposta pedagógica nas aulas de Educação Física: um relato de experiência. Motrivivência, Florianópolis, v. 34, n. 65, p. 1–15, 2022. DOI: 10.5007/2175-8042.2022.e82214. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/82214. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta