Direitos de transmissão dos jogos no Brasil: a “lei do mandante” e a emergência de novas mídias no consumo do futebol

la "ley del mandante" y la aparición de nuevos medios en el consumo de fútbol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e85885

Palavras-chave:

Esportes, Mídias, Coronavirus, Torcedor, Consumidor

Resumo

Desde a década de 1980, os repasses por direitos de transmissão dos jogos de futebol representam parcela importante das finanças dos clubes brasileiros. Nas negociações para o período de 2019-2024, o ingresso do canal Esporte Interativo, da estadunidense Turner, alterou o modelo e os valores dos acordos. Porém, com a crise sanitária global provocada pelo surto de um novo coronavírus, em 2020, os mais variados negócios foram impactados pelas restrições de circulação de público, incluindo as atividades ligadas ao futebol. Deste modo, este artigo teve como objetivo identificar algumas das transformações nas relações do futebol nacional com os meios de comunicação, incluindo o debate acerca da nova “Lei do Mandante”, aprovada em 2021. Com base em revisão bibliográfica e coleta de dados em sites diversos, os resultados apontam para o crescimento do uso de novas plataformas de mídia associado a mudanças da legislação esportiva brasileira.

Biografia do Autor

Patrícia Volk Schatz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Geografia (Universidade Federal de Santa Catarina, 2020), Mestrado em História (Universidade Federal de Santa Catarina, 2015), Bacharelado em Geografia (Universidade Federal de Santa Catarina, 2014), Licenciatura em Geografia (Universidade do Estado de Santa Catarina, 2021), Bacharelado e Licenciatura em História (Universidade do Estado de Santa Catarina, 2012). Participa como membro do grupo de estudos filiado no CNPq Formação Sócio Espacial: Progresso Técnico e Desenvolvimento Econômico (GEOTDE). Atualmente atua ainda como assistente editorial da revista Geosul da UFSC.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Volk Schatz, P. . (2022). Direitos de transmissão dos jogos no Brasil: a “lei do mandante” e a emergência de novas mídias no consumo do futebol: la "ley del mandante" y la aparición de nuevos medios en el consumo de fútbol. Motrivivência, 34(65). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e85885

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Porta Aberta