Educação Física escolar e o transtorno do espectro autista: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e87012

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, Educação física escolar, Programas de pós-graduação

Resumo

Buscou-se mapear e analisar a produção da pós-graduação brasileira sobre Transtorno do Espectro Autista e Educação Física escolar. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, embasada no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Os seis descritores utilizados mantiveram os termos “Educação Física escolar” e “Educação Física'', precedidos de: “Transtorno do Espectro Autista”, Autismo e TEA, com o operador booleano AND. Foram exibidos 205 trabalhos. Após aplicação dos filtros, 87,5% dos 16 estudos selecionados foram publicados a partir de 2017, 68,75% dos quais produzidos nas regiões Sudeste e Sul. Foram identificadas três categorias que tratavam sobre intervenções didático-metodológicas para inclusão do(a) estudante com TEA; influências da formação profissional no desenvolvimento de aulas para esses(as) estudantes e a importância dos aspectos socioemocionais na socialização do(a) estudante. Conclui-se que os debates sobre essa temática estão em evolução. Todavia, percebe-se faltarem estudos no Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Biografia do Autor

Luan Gonçalves Jucá, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - Campus Iguatu - CE. Especialização em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário União das Américas. Pós-graduando em Educação Inclusiva. Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Adaptada (GEPAFA-UNIVASF) e membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF). Tem interesse e pesquisa nos campos da Educação Física Adaptada, Educação Física Inclusiva e Educação Física escolar.

George Almeida Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco

É mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). É Licenciado e Bacharel em Educação física. Possui Especialização Metodologia do Ensino de Educação Física pela faculdade do Vale Elvira Dayrell e especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Futura. Foi monitor de esportes do projeto "Mais Educação" no estado do Ceará. Foi secretário Municipal de Esporte do Município de Campos Sales-CE. Atualmente é professor de Educação Física do Colégio Adnilson Batista dos Santos em Campos Sales-CE. É Diretor esportivo da Secretaria Municipal de Desporto de Campos Sales-CE. É membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF) e do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE/UECE). Foi membro do grupo de estudos "Fenomenologia e práticas corporais: lutas, artes marciais & esportes de combate", organizado pelo Grupo de Pesquisa em Fenomenologia e Práticas Corporais (GFEPAC/EEFERP), vinculado à Universidade de São Paulo (USP). Realiza pesquisas sobre os aspectos sócio-culturais da Educação Física e dos esportes. Educação Física Escolar. Formação de Professores e Sociologia do Esporte.

Carlos Henrique Nascimento de Cristo Junior, Universidade Federal Fluminense

Mestrando em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense- UFF. Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade da Serra. Psicomotricista pelo Instituto Helena Antipoff Graduação em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (2007) e Graduado em Pedagogia pela UNINTER (2021). Atualmente é Professor do Centro Universitário Internacional na graduação em Bacharelado em Educação Física. Professor da Associação de Pais e Amigos Dos Excepcionais-Campos (RJ). Experiência com Educação Física Inclusiva desde 2008. Instrutor de capoeira voltado para o desenvolvimento com a pessoa com autismo e outras deficiências. Membro colaborador do grupo de pesquisa (NEPA) e o (LIMDA) que discutem as questões sobre perspectiva inclusiva e a pessoa com Transtorno do Espectro Autismo e Síndrome de Down (T21) e questões sobre politicas publicas e formação de professores.

Flaviane Lopes Siqueira Salles, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES/ES (2021). Mestre em Educação Física pela UFES/ES (2018). Possui Graduação em Educação Física pela ESFA/ES(2006) e Licenciatura em Pedagogia pela FAVENI. Especialização em Educação Especial / Deficiência Intelectual pela FABRA (2016) e Especialização em Educação Física Escolar pela UFES(2007). Professora no Ensino Básico da Rede Municipal de Cariacica/ES, atuando como professora de Educação Física no Ensino Fundamental e como professora de Educação Especial na perspectiva da inclusão. Membro do Grupo de Estudo Sobre Autismo (GESA/NEESP/UFES), do Grupo de Formação, Pesquisa-ação e Gestão em Educação Especial - GRUFOPEES-UFES e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física na Perspectiva Inclusiva -(NEPEFI/CEFD/UFES). Pesquisadora no Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA/CEFD/UFES), tendo como interesse de estudos a formação de professores na perspectiva inclusiva, a escolarização e o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens com autismo. Livro publicado: A mediação pedagógica do professor no brincar da criança com autismo (2020).

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Gonçalves Jucá, L., Almeida Lima, G., Nascimento de Cristo Junior, C. H., & Lopes Siqueira Salles, F. (2022). Educação Física escolar e o transtorno do espectro autista: uma revisão integrativa. Motrivivência, 34(65). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e87012

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Seção

Porta Aberta