Educação Física inclusiva: acesso, participação e aprendizagem sob a percepção do estudante com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e89622

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Estudante com deficiência, Educação física para pessoa com deficiência

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o acesso, a participação e a aprendizagem sob a percepção de estudantes com deficiência física e visual nas aulas de EF. Com caráter qualitativo descritivo, o estudo utilizou-se como instrumento um questionário virtual e contou com a participação de 45 estudantes e egressos, entre 15 e 25 anos. Os resultados mostraram que as barreiras referentes ao acesso, participação e aprendizagem ainda persistem nas aulas de EF, pois encontramos a falta suporte, recursos humanos e materiais adequados a necessidades dos estudantes com deficiência. Além disso, estes mesmos estudantes se depararam com propostas de atividades segregadas e conteúdos que se baseiam em modalidades tradicionais voltadas somente ao público sem deficiência. Portanto, concluímos que estas barreiras impossibilitam o acesso, a participação e aprendizagem do estudante com deficiência e que, embora haja o esporte paralímpico como alternativa de eliminar parte destas barreiras, o mesmo carece de maiores ações.

Biografia do Autor

Maressa Carvalho Vieira, Universidade Estadual de Campinas

Mestre pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas

Maria Luiza Tanure Alves, Faculdade de Educação Física - UNICAMP

Professora doutora no Departamento de Atividade Motora Adaptada e saúde na  Faculdade de Educação Física - FEF - UNICAMP.

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Publicado

2022-12-05

Como Citar

CARVALHO VIEIRA, Maressa; TANURE ALVES, Maria Luiza. Educação Física inclusiva: acesso, participação e aprendizagem sob a percepção do estudante com deficiência. Motrivivência, Florianópolis, v. 34, n. 65, p. 01–16, 2022. DOI: 10.5007/2175-8042.2022.e89622. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/89622. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais