Educação Física inclusiva: acesso, participação e aprendizagem sob a percepção do estudante com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e89622

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Estudante com deficiência, Educação física para pessoa com deficiência

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o acesso, a participação e a aprendizagem sob a percepção de estudantes com deficiência física e visual nas aulas de EF. Com caráter qualitativo descritivo, o estudo utilizou-se como instrumento um questionário virtual e contou com a participação de 45 estudantes e egressos, entre 15 e 25 anos. Os resultados mostraram que as barreiras referentes ao acesso, participação e aprendizagem ainda persistem nas aulas de EF, pois encontramos a falta suporte, recursos humanos e materiais adequados a necessidades dos estudantes com deficiência. Além disso, estes mesmos estudantes se depararam com propostas de atividades segregadas e conteúdos que se baseiam em modalidades tradicionais voltadas somente ao público sem deficiência. Portanto, concluímos que estas barreiras impossibilitam o acesso, a participação e aprendizagem do estudante com deficiência e que, embora haja o esporte paralímpico como alternativa de eliminar parte destas barreiras, o mesmo carece de maiores ações.

Biografia do Autor

Maressa Carvalho Vieira, Universidade Estadual de Campinas

Mestre pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas

Maria Luiza Tanure Alves, Faculdade de Educação Física - UNICAMP

Professora doutora no Departamento de Atividade Motora Adaptada e saúde na  Faculdade de Educação Física - FEF - UNICAMP.

Referências

AINSCOW, Mel. Developing inclusive education systems: what are the levers for change? Journal of educational change, v. 6, n. 2, p. 109–124, 2005. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s10833-005-1298-4.

AINSCOW, Mel. Tornar a educação inclusiva: como esta tarefa deve ser conceituada. In: OSMAR FÁVERO, W. F.; BARREIROS, T. I. E D. (Eds.). Tornar a educação inclusiva. Brasília: Unesco/ANPED. Brasília, 2009. v. 1p. 11–24.

AINSCOW, Mel. Inclusion and equity in education: Making sense of global challenges. PROSPECTS, v. 49, n. 3, p. 123–134, nov. 2020. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s11125-020-09506-w.

ALVES, Maria Luiza Tanure; DUARTE, Edison. O aluno com deficiência na aula de Educação Física: um olhar crítico sobre a inclusão. In: MARIA LUÍZA TANURE ALVES; MARIA LUIZA SALZANI FIORINI; RUBENS VENDITTI JÚNIOR (Ed.). Educação Física, Diversidade e Inclusão: Debates e práticas possíveis na escola. Curitiba: Appris, 2019. p. 15–28.

ALVES, Maria Luiza Tanure; GRENIER, Michelle; HAEGELE, Justin A.; DUARTE, Edison et al. “I didn”t do anything, I just watched’: perspectives of Brazilian students with physical disabilities toward physical education. International Journal of Inclusive Education, v. 24, n. 10, p. 1129–1142, 2018. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/13603116.2018.1511760.

ALVES, Maria Luiza Tanure; HAEGELE, Justin. A.; DUARTE, Edison. “We can’t do anything”: The experiences of students with visual impairments in physical education classes in Brazil. British Journal of Visual Impairment, v. 36, n. 2, p. 152–162, 2018. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/0264619617752761.

ASBJØRNSLETT, Mona; HEMMINGSSON, Helena. Participation at school as experienced by teenagers with physical disabilities. Scandinavian Journal of Occupational Therapy, v. 15, n. 3, p. 153–161, 2008. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/11038120802022045.

BORGMANN, Tiago; ALMEIDA, José Júlio Gavião de. Esporte paralímpico na escola: revisão bibliográfica. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 21, n. 1, p. 53–68, 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.43470.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 25 ago. 2020.

BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Relatório Nacional Voluntário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 2017. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politicaexterna/desenvolvimento-sustentavel-e-meio-ambiente/134-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-ods.Acesso em: 25 ago. 2020.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020.

CHICON, José Francisco; MENDES, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira; SÁ, Maria das Graças Carvalho Silva de. Educação física e inclusão: a experiência na Escola Azul. Movimento (ESEFID/UFRGS), p. 185–202, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/21257. Acesso em: 25 jul. 2020.

COATES, Janine; VICKERMAN, Philip. Let the children have their say: children with special educational needs and their experiences of physical education–a review. Support for learning, v. 23, n. 4, p. 168–175, 2008. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-9604.2008.00390.x.

CRESWELL, John. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 4a ed. [s.l.] SAGE, 2010.

EVANS, Adam B.; BRIGHT, Jonathan L.; BROWN, Lindsay J. Non-disabled secondary school children’s lived experiences of a wheelchair basketball programme delivered in the East of England. Sport, Education and Society, v. 20, n. 6, p. 741–761, 2015. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/13573322.2013.808620.

FIORINI, Maria Luiza Salzani; MANZINI, Eduardo José. Dificuldades e sucessos de professores de educação física em relação à inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, n. 1, p. 49–64, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/9DgGGb7khDNxQX8CK7hrqGj/abstract/?lang=pt. Acesso em 20 de jul. 2020.

FITZGERALD, Hayley. Still feeling like a spare piece of luggage? Embodied experiences of (dis) ability in physical education and school sport. Physical education & sport pedagogy, v. 10, n. 1, p. 41–59, 2005. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/1740898042000334908.

FITZGERALD, Hayley; KIRK, David. Physical education as a normalizing practice. In: Disability and youth sport. [s.l.] Routledge, 2009. p. 91–105.

GOODWIN, Donna L. The meaning of help in PE: Perceptions of students with physical disabilities. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 18, n. 3, p. 289–303, 2001. Human Kinetics. http://dx.doi.org/10.1123/apaq.18.3.289.

GOODWIN, Donna L.; WATKINSON, Jane. Inclusive physical education from the perspective of students with physical disabilities. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 17, n. 2, p. 144–160, 2000. Human Kinetics. http://dx.doi.org/10.1123/apaq.17.2.144.

GRENIER, Michele; COLLINS, Karen; WRIGHT, Steven; KEARNS, Catherine. Perceptions of a disability sport unit in general physical education. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 31, n. 1, p. 49–66, 2014. Human Kinetics. http://dx.doi.org/10.1123/apaq.2013-0006.

HAEGELE, Justin A. Inclusion Illusion: Questioning the Inclusiveness of Integrated Physical Education. Quest, v. 71, n. 4, p. 387–397, 2019. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/00336297.2019.1602547.

HAEGELE, Justin A.; SUTHERLAND, Sue. Perspectives of Students with Disabilities Toward Physical Education: A Qualitative Inquiry Review. Quest -Illinois- National Association for Physical Education in Higher Education-, v. 67, p. 255–273, 20 ago. 2015. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/00336297.2015.1050118.

HOLLAND, Katherine; HAEGELE, Justin A. perspectives of students with disabilities toward physical education: A review update 2014–2019. Kinesiology Review, v. 10, n. 1, p. 78–87, 2021. Human Kinetics. http://dx.doi.org/10.1123/kr.2020-0002.

LEE, Kyujin; JARA, Mai Narasaki; PARK, Junghoon; LAI, Byron W.; DAVIS Ronald; OH, Juntack. The Long-term Effect of a Paralympic Sports Class on Korean High School Students’ Attitudes towards Peers with Disabilities and Perceptions of Their Human Rights. International Journal of Disability, Development and Education, p. 1–13, 2020. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/1034912x.2020.1758303.

LIEBERMAN, Lauren J. Infusing Paralympic Sport and Concepts into the Physical Education Curriculum. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 87, n. 8, p. 3–4, 2016. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/07303084.2016.1217122.

MACENA, Janaina de Oliveira; JUSTINO, Laura Regina P.; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. O Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 e os desafios para a Educação Especial na perspectiva de uma Cultura Inclusiva. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, p. 1283–1302, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/WygngmmxxCz57CJD4LMwfCb/abstract/?lang=pt. Acesso em 07 de ago.2020.

MUNSTER, Mey de Abreu van; ALVES, Maria Luiza Tanure. Educação Física E Inclusão De Estudantes Com Deficiências No Brasil: Contrapontos Entre Legislação E Produção Científica. Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 19, p. 171–184, 2018. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/8739. Acesso em 03 de jun. 2020.

ONU. “Transforming Our World: The 2030 Agenda for Sustainable Development”. United Nations. 2015. Disponível em: sustainabledevelopment.un.org. Acesso em 14 de ago. 2020.

PÉREZ-TORRALBA, Alberto; REINA, Raul; PASTOR-VICENDO, Juan Carlos; GONZÁLES-VÍLLORA, Sixto. Education intervention using para-sports for athletes with high support needs to improve attitudes towards students with disabilities in Physical Education. European Journal of Special Needs Education, v.34, n. 4, p. 455–468, 2018. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/08856257.2018.1542226.

RING, Mikael; KRISTÉN, Lars; KLINGVALL-ARVIDSSON, Bodil. Norms and materialities in physical education and health- “I feel that I cannot contribute enough in sport”. Sport, Education and Society, v. 24, n. 4, p. 349–360, 2017. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/13573322.2017.1394837.

SALERNO, Marina Brasiliano; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Esporte adaptado como tema da educação física escolar. Conexões, p. 212–221, 2008. Universidade Estadual de Campinas. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637826.

STAINBACK, Susan. B.; STAINBACK, Willian. C. Inclusion: A guide for educators. [s.l.] Paul H. Brookes Publishing, 1996.

UNESCO. Towards inclusion in education: Status, trends and challenges. 2020.

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

CARVALHO VIEIRA, Maressa; TANURE ALVES, Maria Luiza. Educação Física inclusiva: acesso, participação e aprendizagem sob a percepção do estudante com deficiência. Motrivivência, Florianópolis, v. 34, n. 65, p. 01–16, 2022. DOI: 10.5007/2175-8042.2022.e89622. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/89622. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais