Impactos da pandemia na formação universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e89847

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Universidade

Resumo

Com o advento da Pandemia COVID-19 temos vivenciado as problemáticas econômicas, sociais e sanitárias de modo acentuado, e nesse sentido, emerge o desafio de enfrentamento e superação de tais questões. No campo social, destacamos a educação e a importância de compreender o impacto da irrupção causada pelo distanciamento social, pausa no ensino e em muitas aprendizagens nos processos formativos dos estudantes, envolvendo diferentes níveis e modalidades da educação. Diante da complexidade destes níveis e modalidades, este texto pretende abordar um dos eixos educacionais: o eixo da formação universitária e, em especial, aquele que diz respeito ao campo da Educação Física e os impactos da pandemia. A condução textual seguirá a lógica de uma breve reflexão sobre o impacto da pandemia na formação universitária em geral; em seguida abordaremos tal impacto no campo da Educação Física, com a inclusão de uma pesquisa e seus desdobramentos; e, por fim; as conclusões provisórias.

Biografia do Autor

Franciele Roos da Silva Ilha, UFPel

Doutorado Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Ginástica e Saúde, Pelotas-RS, Brasil

Denise Dalpiaz Antunes, UFPel

Doutorado em Educação Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Ensino, Pelotas-RS, Brasil

Fernanda de Souza-Teixeira, UFPel

Pós-Doutorado Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Ginástica e Saúde, Pelotas-RS, Brasil

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Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Seção Temática