O picadeiro, a Educação Física e a inclusão: estratégias pedagógicas para ensino das atividades circenses para crianças com síndrome de down, TEA e TDAH/hiperatividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e90794

Palavras-chave:

Atividades circenses, Deficiência, Estratégias pedagógicas

Resumo

Este estudo tem como objetivo desenvolver estratégias pedagógicas para ensino de atividades circenses para crianças com Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista e Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, estabelecendo relações entre o Circo, a Educação Física e a inclusão. Estrutura-se como um ensaio acadêmico, apoiando-se na literatura científica para sugestões na elaboração das estratégias pedagógicas. Nas atividades, foram desenvolvidas adaptações visando as potencialidades de cada tarefa, como o uso das cores e comunicação verbal para atenção, texturas, tamanhos, desuso dos sapatos para percepção sensorial, modificações nos materiais, auxílio com as mãos para hipotonia muscular e, por fim, estímulo à interação coletiva para socialização. A partir da análise feita e das atividades propostas sob a ótica da inclusão, percebe-se que é papel do/a profissional de Educação Física integrar e incluir crianças com deficiência intelectual no âmbito circense, levando em conta seus múltiplos benefícios para o desenvolvimento integral.

Biografia do Autor

Alex Damasceno Rodrigues, Centro Universitário UniEduk

Graduado em Educação Física. Centro Universitário UniEduk, Curso de Educação Física, Jaguariúna, Brasil

Alexsandra Damasceno Rodrigues, Centro Universitário UniEduk

Graduada em Educação Física. Centro Universitário UniEduk, Curso de Educação Física, Jaguariúna, Brasil

Rayane Martins Rodrigues, Centro Universitário UniEduk

Graduada em Educação Física. Centro Universitário UniEduk, Curso de Educação Física, Jaguariúna, Brasil

Daniela Bento-Soares, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Doutora em Educação Física

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Departamento de Educação Física, Rio Claro, Brasil

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Publicado

2023-08-01

Como Citar

Damasceno Rodrigues, A., Damasceno Rodrigues, A., Martins Rodrigues, R., & Bento-Soares, D. . (2023). O picadeiro, a Educação Física e a inclusão: estratégias pedagógicas para ensino das atividades circenses para crianças com síndrome de down, TEA e TDAH/hiperatividade. Motrivivência, 35(66), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e90794

Edição

Seção

Porta Aberta