LAZER E MÍDIA NA TERCEIRA IDADE: um estudo sobre representações sociais
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Cada vez mais as pessoas se interessam pelo fenômeno do envelhecimento. A indústria do entretenimento encontrou nele um grande segmento de mercado. Pacotes turísticos promocionais, cursos de recreação, entre outros produtos específicos para esta faixa etária, têm surgido. O objetivo deste estudo é examinar as relações entre o discurso midiático sobre lazer/atividade física (AF) na 3ª idade e as representações expressas por idosos participantes de programas de ginástica para a 3ª idade. Ele se caracteriza como um estudo de recepção, cujo grupo amostral foi constituído por freqüentadores do programa de AF para 3ª idades do Centro de Desportos/UFSC, com quem foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. Os idosos percebem a presença do discurso da mídia a favor da AF e o consideram positivo. Observou-se ainda que a televisão deixou de ser apenas um veiculo de comunicação e de entretenimento no tempo livre para se tornar parceira fundamental no cotidiano destas pessoas.Downloads
Publicado
2003-01-01
Como Citar
RUBERT, Vanessa. LAZER E MÍDIA NA TERCEIRA IDADE: um estudo sobre representações sociais. Motrivivência, Florianópolis, n. 20-21, p. 273–286, 2003. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/935. Acesso em: 18 fev. 2025.
Edição
Seção
Porta Aberta
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).