Resenha do livro “Educação Física Menor”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e95633

Palavras-chave:

Deleuze, Guattari, Educação física, Filosofia da diferença

Resumo

O livro “Educação Física Menor” problematiza e propõe alternativas diante do chamado currículo cultural ou pós-crítico de Educação Física. Faz isso, a partir de dois gestos: problematizando algumas acepções culturalistas e almejando a singularização ou a minoração das perspectivas “maiores” do componente, a partir de uma conceitualização das filosofias de pensadores como Foucault, Deleuze e Guattari.

Biografia do Autor

João Pedro Goes Lopes, Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba

Mestre em Educação pela UFSCar - Campus Sorocaba (2019). Pós graduando em Educação Física Escolar. Graduado pela Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba - FEFISO (2017). Membro do Grupo de Pesquisas em Pedagogia da Educação Física da FEFISO (GEPEF), do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente da UFSCar - Sorocaba (NEPEN) e do Grupo Transgressão da UNICAMP (GT). 

Pedro Xavier Russo Bonetto, Universidade de Pernambuco

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), na área temática Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares. Doutor em Educação na temática Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças.

Referências

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Anti Édipo: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

VIEIRA, Rubens Antônio Gurgel. Educação Física menor. Jundiaí [SP]: Paco, 2022.

Downloads

Publicado

2024-02-02

Como Citar

Lopes, J. P. G., & Bonetto, P. X. R. (2024). Resenha do livro “Educação Física Menor”. Motrivivência, 36(67), 1–8. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e95633

Edição

Seção

Porta Aberta