Futebol na Educação Física escolar: possíveis diálogos com gênero e raça
possible dialogues with gender and race
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e98857Palavras-chave:
Futebol, Gênero, Raça, Educação física escolarResumo
Este artigo tem o objetivo de narrar e refletir sobre as aulas de futebol na Educação Física escolar. Tais aulas foram suleadas pelos atravessamentos das relações de poder que envolvem gênero e raça, assuntos que já vinham fazendo parte das aulas de Educação Física de uma pesquisa-ação participante que intenciona desenvolver uma Educação Física sustentada por uma proposta pedagógica decolonial e intercultural com o sexto ano do ensino fundamental da Escola Estadual Abya Yala. A escolha pela pesquisa narrativa como caminho teórico-metodológico mostrou que as aulas de futebol na Educação Física possibilitam a compreensão de que os(as) alunos(as) experienciam de distintas formas e atribuem diferentes significados ao que vivem nas suas trajetórias, bem como que a oferta, o convite, o encontro e o diálogo se apresentam como instrumentos importantes para refletir as relações de poder que envolvem gênero e raça na escola.
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