Futebol na Educação Física escolar: possíveis diálogos com gênero e raça

possible dialogues with gender and race

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e98857

Palavras-chave:

Futebol, Gênero, Raça, Educação física escolar

Resumo

Este artigo tem o objetivo de narrar e refletir sobre as aulas de futebol na Educação Física escolar. Tais aulas foram suleadas pelos atravessamentos das relações de poder que envolvem gênero e raça, assuntos que já vinham fazendo parte das aulas de Educação Física de uma pesquisa-ação participante que intenciona desenvolver uma Educação Física sustentada por uma proposta pedagógica decolonial e intercultural com o sexto ano do ensino fundamental da Escola Estadual Abya Yala. A escolha pela pesquisa narrativa como caminho teórico-metodológico mostrou que as aulas de futebol na Educação Física possibilitam a compreensão de que os(as) alunos(as) experienciam de distintas formas e atribuem diferentes significados ao que vivem nas suas trajetórias, bem como que a oferta, o convite, o encontro e o diálogo se apresentam como instrumentos importantes para refletir as relações de poder que envolvem gênero e raça na escola.  

Biografia do Autor

Karoline Hachler Ricardo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Educação Física Licenciatura e Bacharelado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre/RS, Brasil

Diênifer Monique da Conceição, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Educação Física Licenciatura. Universidade Feevale, Faculdade de Educação Física, Novo Hamburgo/RS, Brasil.

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Porto Alegre/RS, Brasil.

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Publicado

2024-08-02

Como Citar

HACHLER RICARDO, Karoline; MONIQUE DA CONCEIÇÃO, Diênifer; SCHULTZ WITTIZORECKI, Elisandro. Futebol na Educação Física escolar: possíveis diálogos com gênero e raça: possible dialogues with gender and race. Motrivivência, Florianópolis, v. 36, n. 67, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5007/2175-8042.2024.e98857. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/98857. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais