<b>História e historiografia da educação do corpo e do ensino de Educação Física em instituições educacionais e legislações de ensino do período republicano

Autores

  • Gabriel Rodrigues Daumas Marques UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2010v22n35p316

Resumo

O presente trabalho realiza um levantamento bibliográfico por meio do Banco de Teses da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com o objetivo de analisar a produção e debates nas áreas da Educação e da Educação Física acerca da Educação do Corpo e do Ensino de Educação Física. Após localizar cento e quinze dissertações e teses produzidas entre os anos de 1994 e 2008, optamos por um recorte metodológico para analisar mais detidamente apenas as pesquisas que discorressem sobre legislações e/ou instituições educacionais de Ensino Primário e/ou Secundário no período republicano em nosso país. Tal recorte nos propiciou cinco teses e oito dissertações, cujos resumos analisamos e entrecruzamos discussões. As análises foram divididas em quatro momentos, a saber: instituições, legislações e regiões; recorte temporal; fontes e referenciais teórico-metodológicos; e objetivos, debates, resultados e conclusões. As discussões apresentadas são importantes e pertinentes para a área da Educação Física, destacando que a contribuição do campo de História da Educação pode ampliar os horizontes das investigações, no que tange ao trato com os documentos e o referencial teórico. Também consideramos fundamental a ampliação de investigações referentes ao cotidiano das práticas, disciplinas, experiências e culturas escolares, imersas em sua realidade social.

Biografia do Autor

Gabriel Rodrigues Daumas Marques, UFRJ

Especialista em Educação Física Escolar (UFRJ). Mestrando em Educação (PPGE-UFRJ). Professor de Educação Física das redes municipais de Macaé e Rio de Janeiro.

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Publicado

2010-01-01

Como Citar

Daumas Marques, G. R. (2010). <b>História e historiografia da educação do corpo e do ensino de Educação Física em instituições educacionais e legislações de ensino do período republicano. Motrivivência, (35), 316–329. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2010v22n35p316