Educação para as relações étnico-raciais na educação física para além da capoeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e74127

Resumo

Este artigo aborda diálogos possíveis entre a Educação Física e a diversidade étnico-racial brasileira, de acordo com as indicações legais. Esse processo se deu pela análise das ações desenvolvidas pelos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, em consonância com as leis 10.639/03 e 11.645/08, sobretudo, as práticas desenvolvidas em torno da capoeira, analisando se acontece a partir de uma perspectiva emancipatória ou estereotipada. Participaram 52 professores. Conclui-se que se insiste positivamente no conteúdo étnico-racial no campo da cultura corporal de movimento como condição elementar para que professores trabalhem à luz da história e da ação interdisciplinar os desafios propostos pelas citadas leis. Observou-se um aumento de ações educativas em torno a cultura e história negra, africana e indígena na graduação dos docentes; e um sólido posicionamento social, histórico e étnico-racial nas ações que se apropriam da capoeira para o tema ERER na escola.

Biografia do Autor

Fabiana Pomin, Instituto Federal do Mato Grosso, campus Primavera do Leste

Doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte (Universidad da Coruña - UDC, 2011); especialização em Exercício e Qualidade de Vida (Universidade Federal do Paraná - UFPR, 2002); Licenciatura Plena em Educação Física (UFPR, 2000). Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), campus Primavera do Leste. Atuou como consultora técnica e educacional para o Centro Universitário Internacional (UNINTER), especialmente na área da Ginástica. Membro dos grupo de estudos, pesquisa e ensino ErêYá, sobre Educação das Relações Étnico-Raciais (UFPR) e NUMDI (IFMT) (Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira Maria Dimpina Lobo Duarte.

Lucas Santos Café, Instituto Federal do Mato Grosso, campus Primavera do Leste

Doutorando em História pela UFMT Mestre em História Social pela UFBA. Graduado em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Pró-Saber Professor de História do IFMT - Campus Primavera do Leste Gamer confesso e declarado. EX-Diretor do Colégio Estadual Quilombola Onildo Raimundo de Cristo - Comunidade Quilombola EX-Diretor de Educação e Eventos da Associação de Moradores dos Bairros da Lapa e Jacaré Fundador e Ex-Professor de História da FRADELIMS - Frente Ampla Democrática Libertária Inclusiva Milton Santos

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Publicado

2020-11-16

Como Citar

Pomin, F., & Café, L. S. (2020). Educação para as relações étnico-raciais na educação física para além da capoeira. Motrivivência, 32(63), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e74127

Edição

Seção

Artigos Originais