Estrutura e função social da atividade esportiva e o processo de apropriação da cultura: contribuições para a atividade de ensino na Educação Física escolar

Autores

  • Antonio Leonan Alves Ferreira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n54p295

Resumo

Este texto analisa a estrutura e função social da atividade esportiva e o processo de apropriação da cultura, com a finalidade de indicar contribuições para a atividade de ensino na Educação Física escolar. Ao tempo em que explicita o lado “positivo” e o “negativo” da contradição sobre a atividade esportiva na sociedade capitalista, avança na análise com a tese de que na atividade esportiva o conceito, imagem subjetiva da realidade objetivada historicamente, realiza-se na corporalidade dos indivíduos, riqueza cultural humana que precisa ser apropriada e objetivada pelos indivíduos na escola. Conclui destacando a necessidade da apropriação das ações/operações acumuladas nos conteúdos clássicos da Educação Física – as significações objetivas jogo, luta, dança, ginástica etc. – pela via da realização do movimento voluntário, em determinadas condições, cujo motivo mais geral e amplo é o desenvolvimento histórico-social da corporalidade humana, e finalidade é o autodomínio da corporalidade, quando se realiza o sentido da ação; condição para que a Educação Física contribua com a elevação da capacidade teórico-conceitual dos estudantes na educação escolar.

Biografia do Autor

Antonio Leonan Alves Ferreira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano

Doutor em educação - UFBA, com estágio doutoral sanduíche no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar na UNESP.

Atualmente trabalha no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano;

Catu, Bahia, Brasil;

leonanferreira@gmail.com

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Publicado

2018-07-27

Como Citar

Ferreira, A. L. A. (2018). Estrutura e função social da atividade esportiva e o processo de apropriação da cultura: contribuições para a atividade de ensino na Educação Física escolar. Motrivivência, 30(54), 295–307. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n54p295