Las condiciones para la Educación Física en escuelas técnicas estatales paulistas: un estudio sobre los recursos y la infraestructura escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55274

Resumen

Presenta un breve estudio sobre la infraestructura escolar y los recursos disponibles para las clases de Educación Física en la enseñanza media e integrada, en un grupo de 19 escuelas técnicas estatales [Etec] del interior paulista. La investigación de campo, de carácter exploratorio, busca mapear la infraestructura disponible para el desarrollo de los temas previstos en la propuesta curricular, proponiendo un módulo de recursos esenciales que deberían estar disponibles en toda provincia.

Biografía del autor/a

Pedro Hernandes Neto, Centro Paula Souza - Etec

Professor de ensino médio e técnico nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo.

hernandes.pedro@gmail.com

Paulo Roberto Prado Constantino, Centro Paula Souza / Unesp / UAP

Pós-doutorando em Educação pela Universidade Aberta de Portugal e pela UNESP Presidente Prudente. Doutor e Mestre em Educação pela UNESP Marília. Atua na supervisão educacional das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo, Centro Paula Souza.

pconst2@gmail.com

Citas

CETEC. Atualização da proposta de currículo por competência para o Ensino Médio do Centro Paula Souza. 2012. Disponível em: <http://www.cpscetec.com.br>. Acesso em: 01 mai. 2017.

CETEC. Banco de dados do ensino técnico no Centro Paula Souza. Disponível em: <http://www.cpscetec.com.br/bdcetec>. Acesso em: 01 mai. 2017.

DARIDO, S.C. Educação Física na escola: conteúdos, duas dimensões e significados. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores – didática dos conteúdos. v. 6. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012a. p.51-75.

DARIDO, S.C. Aspectos didáticos da educação física. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores – didática dos conteúdos. v. 6. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012b. p.112-126.

GASPARI, T. C. et al. A realidade dos professores de Educação Física na escola: suas dificuldades e sugestões. Revista Mineira de Educação Física. v. 14, p. 109-137, 2006.

MARTINI, T.P. Análise da realidade das aulas de educação física no ensino médio. Trabalho de conclusão de curso, Faculdade de Educação Física, Unicamp, 2003, 54 fl.

PATIAS, B.C; et al. Infraestrutura e educação física escolar: ação e investigação. Anais do VII Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte. 2014. Disponível em: <http://congressos.cbce.org.br/index.php/7csbce/2014/paper/view/6014/3152> Acesso em: 19 jun. 2017.

SENADO FEDERAL. Medida provisória nº 746, de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Disponível em: <http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/126992>. Acesso em 01 jun. 2017.

SILVA, M.F.P.; DAMAZIO, M.S. O ensino da educação física e o espaço físico em questão. Pensar a Prática, UFG, v. 11, n. 2, 2008.

TOZONI-REIS, M. F.C. Metodologia da pesquisa. 2.ed. Curitiba: IESDE Brasil AS, 2009.

VIANA, D.C. et al. A realidade da Educação Física escolar em escolas rurais: uma análise das estruturas físicas designadas para a prática esportiva. EFDeportes.com - Revista Digital, ano 19, nº 192, Buenos Aires, mai. 2014. Disponível em: < www.efdeportes.com/efd192/educacao-fisica-escolar-em-escolas-rurais.htm> Acesso em: 01 jun. 2017.

Publicado

2019-03-18

Cómo citar

Hernandes Neto, P., & Constantino, P. R. P. (2019). Las condiciones para la Educación Física en escuelas técnicas estatales paulistas: un estudio sobre los recursos y la infraestructura escolar. Motrivivência, 31(57). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55274

Número

Sección

Artigos Originais