PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS PRIMEIROS ANOS DE DOCÊNCIA: elementos para (re) orientação das disciplinas de Didática e Prática de Ensino do curso de licenciatura em Educação Física da UFU

Autores

  • Camila Silva de Aguiar
  • Paula Pereira Rotelli
  • Renata Gomes Gerais Petroni
  • Dinah Vasconcellos Terra

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Esta pesquisa faz parte de um projeto que foi desenvolvido no âmbito da disciplina Didática da Educação Física no curso de Educação Física da UFU. Seu objetivo foi descrever e analisar as principais dificuldades dos professores de Educação Física nos seus primeiros cinco anos de docência, na perspectiva de (re) orientação das disciplinas de Didática da Educação Física e Prática de Ensino do curso de Licenciatura em Educação Física da UFU. A pesquisa revela, entre outras questões, que estas disciplinas necessitam incorporar em seus programas conhecimentos que possam dar sentido e significado sobre a instituição escolar e a prática pedagógica da Educação Física na escola pública.

Biografia do Autor

Camila Silva de Aguiar

Bolsista PIBEG/PROGRAD/UFU; aluna do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia – MG.

Paula Pereira Rotelli

Bolsista PIBEG/PROGRAD/UFU; aluna do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia – MG.

Renata Gomes Gerais Petroni

Bolsista PIBEG/PROGRAD/UFU; aluna do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia – MG.

Dinah Vasconcellos Terra

Professora do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia – MG; e Doutora em Ciência da Educação pela Universidade de Barcelona – Espanha.

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Publicado

2005-01-01

Como Citar

de Aguiar, C. S., Rotelli, P. P., Petroni, R. G. G., & Terra, D. V. (2005). PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS PRIMEIROS ANOS DE DOCÊNCIA: elementos para (re) orientação das disciplinas de Didática e Prática de Ensino do curso de licenciatura em Educação Física da UFU. Motrivivência, (25), 37–56. https://doi.org/10.5007/%x