GÊNERO & EDUCAÇÃO FÍSICA: tornando visíveis fronteiras e outras formas de reconhecimento

Autores

  • Agripino Alvez Luz Junior UFMA

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O texto fala sobre os “estudos de gênero”, enfatizando conceitos e significados considerados, aqui, como desnaturalizadores das diferenças inscritas e tatuadas nos corpos, via definições sociais, estabelecidas em função do sexo. Pergunta, mais particularmente, se a Educação Física, através de suas práticas cotidianas, está ajudando meninos e meninas, homens e mulheres a construírem suas identidades de gênero? Que valores, padrões e funções são atribuídos como próprios de cada sexo? Será que a condição de homossexual, definida pela orientação do desejo sexual para parceiros e parceiras do mesmo sexo, é objeto de reflexão no âmbito da Educação Física? Diz, também, sobre algumas idéias do que é gênero e para onde, para que novos sentidos ele caminha, em face do fenômeno contemporâneo que tem dado visibilidade cultural às múltiplas identidades, materializadas nas ações corporais, nos gestos e nas falas.

Biografia do Autor

Agripino Alvez Luz Junior, UFMA

Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física – GEPPEF. Professor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, com mestrado em Educação Física: Teoria e prática pedagógica pela UFSC, e doutorando do Programa de Pós-graduação da UFSC na área de Mídia e Conhecimento.

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Publicado

2002-01-01

Como Citar

Luz Junior, A. A. (2002). GÊNERO & EDUCAÇÃO FÍSICA: tornando visíveis fronteiras e outras formas de reconhecimento. Motrivivência, (19). https://doi.org/10.5007/%x