Atuação da/o psicóloga/o escolar em espaços coletivos: um levantamento da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e101021Palavras-chave:
Educação, Psicologia escolar, AtuaçãoResumo
Este manuscrito objetivou investigar a atuação da/o psicóloga/o em atividades escolares coletivas, por meio de uma revisão da literatura em produções científicas do campo da Psicologia Escolar e Educacional. As bases de dados utilizadas foram SciELO, LILACS, PePSIC e IndexPsi. Utilizaram-se os seguintes descritores: psicologia escolar; atuação do psicólogo; psicologia histórico-cultural; ensino público; educação. Dezoito produções foram selecionadas e os resultados apontaram a diversidade de ações da/o psicóloga/o escolar junto a docentes, discentes, familiares e demais atores do coletivo institucional, especialmente em espaços de reuniões escolares. Além disso, foi identificado o relato de desafios encontrados por profissionais e estudantes na atuação enquanto psicólogo/a escolar, a exemplo de: resistência do corpo docente à análise das queixas culpabilizantes de estudantes e seus familiares; a solicitação por uma atuação clínica; a não participação de funcionários/as da escola em momentos coletivos, bem como a recusa da gestão escolar de uma proposta de trabalho voltada ao desenvolvimento de toda a instituição de ensino. Todas as produções levantadas tiveram como base teórica a Psicologia Histórico-Cultural e a Psicologia Escolar de base crítica, as quais defendem uma atuação que considera os condicionantes históricos, sociais e culturais, bem como a rede relacional existente em cada contexto institucional. Conclui-se que os resultados do levantamento reafirmam a potencialidade da participação da/o psicóloga/o escolar em reuniões escolares, demonstrando a diversidade de possibilidades interventivas da/o profissional nesses espaços coletivos.
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