Histórias e culturas indígenas nas aulas de Educação Física: organização de um processo de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e101505Palavras-chave:
Povos Indígenas, Educação Física escolar, Lei 11.645/08Resumo
Este estudo tem como objetivos: (i) apresentar (e partilhar) parte de um processo de ensino dialogado com as histórias e culturas indígenas, nas aulas de Educação Física, com turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e (ii) analisar e discutir os limites e as possibilidades desse processo de ensino. Para tanto, o caminho teórico-metodológico está inserido no contexto da pesquisa qualitativa, com ênfase num caráter descritivo-exploratório de sua análise. A partir das lentes teóricas da decolonialidade e da interculturalidade, foram construídas duas propostas de ensino para as turmas dos anos iniciais do ensino fundamental: uma para as turmas de 1º e 2º anos e a outra para as turmas de 3º, 4º e 5º anos. Destacamos que, nas brechas das diversas formas de colonialidade presentes na instituição de ensino escola, a exemplo, em certa medida, de algumas orientações da Base Nacional Comum Curricular, a professora de Educação Física procurou organizar um processo de ensino dialogado com as histórias e as culturas indígenas comprometido com os Valores Civilizatórios Afro-brasileiros, o que consideramos uma possibilidade de trabalho com as lentes da decolonialidade e da interculturalidade na Educação Física escolar.
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