Histórias e culturas indígenas nas aulas de Educação Física: organização de um processo de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e101505

Palavras-chave:

Povos Indígenas, Educação Física escolar, Lei 11.645/08

Resumo

Este estudo tem como objetivos: (i) apresentar (e partilhar) parte de um processo de ensino dialogado com as histórias e culturas indígenas, nas aulas de Educação Física, com turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e (ii) analisar e discutir os limites e as possibilidades desse processo de ensino. Para tanto, o caminho teórico-metodológico está inserido no contexto da pesquisa qualitativa, com ênfase num caráter descritivo-exploratório de sua análise. A partir das lentes teóricas da decolonialidade e da interculturalidade, foram construídas duas propostas de ensino para as turmas dos anos iniciais do ensino fundamental: uma para as turmas de 1º e 2º anos e a outra para as turmas de 3º, 4º e 5º anos. Destacamos que, nas brechas das diversas formas de colonialidade presentes na instituição de ensino escola, a exemplo, em certa medida, de algumas orientações da Base Nacional Comum Curricular, a professora de Educação Física procurou organizar um processo de ensino dialogado com as histórias e as culturas indígenas comprometido com os Valores Civilizatórios Afro-brasileiros, o que consideramos uma possibilidade de trabalho com as lentes da decolonialidade e da interculturalidade na Educação Física escolar.

Biografia do Autor

Karoline Hachler Ricardo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Aniê Coutinho de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

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Publicado

2025-04-03

Como Citar

Ricardo, K. H., & Oliveira, A. C. de. (2025). Histórias e culturas indígenas nas aulas de Educação Física: organização de um processo de ensino. Perspectiva, 43(3), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e101505

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua