Racionalidade, corpo e sofrimento: contribuições da Escola de Frankfurt para (re)pensar o corpo na história

Autores

  • Erica Cristina Almeida Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira,São José dos Campos

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O trabalho tem por objetivo abordar algumas contribuições de autores clássicos da Escola de Frankfurt, principalmente Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, para discutirmos as seguintes questões: 1) o corpo, antes de se constituir receptáculo no qual as ingerências da racionalidade recaem, já é parte imprescindível e atravessa todo o processo de formação da racionalidade e da subjetividade; 2) os modos de educar/exercitar o corpo (e suas pedagogias) não apenas sofrem influência da racionalidade humana, das maneiras com que os sujeitos elaboram seus conhecimentos para suprirem suas necessidades mas configuram
histórico-socialmente as formas de se lidar com o corpo que constroem e reforçam certos tipos de subjetividade dignas ou prejudicadas.

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Publicado

2003-01-01

Como Citar

Almeida, E. C. (2003). Racionalidade, corpo e sofrimento: contribuições da Escola de Frankfurt para (re)pensar o corpo na história. Perspectiva, 21(1), 55–78. https://doi.org/10.5007/%x