Ensino de engenharia: formação ou informação?

Autores

  • Luiz Teixeira do Vale Pereirra Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopólis
  • Walter Antônio Bazzo Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopólis

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente artigo procura responder questões que têm importância primordial no processo de formação do engenheiro. O ensino da engenharia no Brasil tem correspondido às expectativas em termos de qualificação profissional para o nível de desenvolvimento em que se encontra o País? A dependência tecnológica nacional é fruto apenas da crise econômica, ou também do processo de formação que não incentiva a liberação da criatividade em grau suficiente para gerar idéias inovadoras? A participaçâo ativa do estudante no seu processo de formação dev.e ser explorada? Como isto pode ser feito? O ensino da engenharia deve ser formativo ou informativo? A linha de raciocínio e as argumentações desenvolvidas no trabalho procuram demonstrar porque o aspecto formativo deve prevalecer sobre o informativo num curso de engenharia.

Biografia do Autor

Luiz Teixeira do Vale Pereirra, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopólis

Graduação (1976) e Mestrado (1981) em Engenharia Mecânica pela UFSC. Atualmente é Professor adjunto da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

1990-01-01

Como Citar

Pereirra, L. T. do V., & Bazzo, W. A. (1990). Ensino de engenharia: formação ou informação?. Perspectiva, 8(14), 80–89. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos