A proposta CEPAL-OREALC: progresso técnico, cultura, política e educação

Autores

  • Fernando Casadei Salles Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir as vínculações sistêmicas
propostas pela Comissão Econômica para a América Latina e
Caribe (CEPAL) e a Oficina Regional de Educação para a
América Latina e Caribe (OREALC))· entre desenvolvimento
econômico) educação e conhecimento. Seu âmbito está definido pela crítica à proposta: "Educação e Conhecimento - Eixo da Transformação Produtiva com Equidade" elaborada em 1992 por estas instituições. Tal trabalho pretende, de um lado, identificar as razões econômicas, políticas e culturais que subjazem às conexões entre desenvolvimento econômico e educação propostas neste documento e, de outro, apontar as possíveis conseqüências que podem advir aos países da região, em termos de seus sistemas de ensino, se adotadas as orientações propostas pela CEPAL-OREALC.

Biografia do Autor

Fernando Casadei Salles, Universidade de Sorocaba

Graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras das Faculdades Associadas do Ipiranga (1978), mestrado em História e Filosofia da Educação (1992) e doutorado em História e Filosofia da Educação (1998), ambos pela PUC-SP . Atualmente é professor da Universidade de Sorocaba.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1992-01-01

Como Citar

Salles, F. C. (1992). A proposta CEPAL-OREALC: progresso técnico, cultura, política e educação. Perspectiva, 10(18), 107–132. https://doi.org/10.5007/%x