O ensino de História e a construção da identidade nacional: uma união legítima?

Autores

  • Maria José Reis Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente artigo problematiza um dos objetivos propostos
pelos "Parâmetros Curriculares Nacionaisft do ensino de História:  a construção, nos alunos dos ciclos fundamentais, da noção de uma "identidade nacionar. Para tanto, realiza, em primeiro lugar, uma síntese teórica, tendo em vista caracterizar este tipo de fenômeno e o processo de sua construção. Em segundo lugar, coloca em confronto com outros processos sociais contemporâneos, o conteúdo e o processo de construção
daquela identidade, questionando a partir de uma perspectiva democrática, a atualidade e legitimidade da referida proposição.

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Publicado

1999-01-01

Como Citar

Reis, M. J. (1999). O ensino de História e a construção da identidade nacional: uma união legítima?. Perspectiva, 99–110. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos