A formação do professor de História

Autores

  • Carlos Eduardo dos Reis Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente artigo discute o processo de desqualificação dos profissionais ligados às ciências humanas, ao longo das últimas décadas, com especial ênfase aos que atuam no ensino de História. Resgata alguns momentos importantes da luta desses profissionais, durante as décadas de 70 e ao, que se puseram frontalmente contra a descaracterização do ensino de História, através da implantação das licenciaturas em Estudos Sociais,
pela lei 5692 I 71. Procura mostrar que a crescente dissociação entre o ensino e a pesquisa, bem como a cristalização de uma concepção de História estanque e representativa de marcos expressos em datas e períodos,
associadas a um sistema de saberes pré - concebidos, fez crescer ainda mais a desqualificação e a desvalorização desses profissionais, provocando uma maior deterioração de suas condições de vida e trabalho.

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Publicado

1999-01-01

Como Citar

Reis, C. E. dos. (1999). A formação do professor de História. Perspectiva, 49–63. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos