A formação do professor de História
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O presente artigo discute o processo de desqualificação dos profissionais ligados às ciências humanas, ao longo das últimas décadas, com especial ênfase aos que atuam no ensino de História. Resgata alguns momentos importantes da luta desses profissionais, durante as décadas de 70 e ao, que se puseram frontalmente contra a descaracterização do ensino de História, através da implantação das licenciaturas em Estudos Sociais,
pela lei 5692 I 71. Procura mostrar que a crescente dissociação entre o ensino e a pesquisa, bem como a cristalização de uma concepção de História estanque e representativa de marcos expressos em datas e períodos,
associadas a um sistema de saberes pré - concebidos, fez crescer ainda mais a desqualificação e a desvalorização desses profissionais, provocando uma maior deterioração de suas condições de vida e trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.