Você disse autonomia? Uma breve percepção da experiência das crianças

Autores

  • Cléopâtre Montandon Université de Genève
  • Philippe Longchamp Haute Ecole de Santé de Genève

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A reflexão sobre a autonomia tem uma longa história, assim como a reflexão sobre o desenvolvimento da autonomia das crianças. Alguns pensam que, nos dias de hoje, as crianças se tornaram mais autônomas ou ainda que sua autonomia esteja sendo favorecida ao outorgar-lhes novos direitos. Outros, ao contrário, pensam que a vida das crianças está mais controlada e institucionalizada, e que, se elas ganharam em proteção e em direitos, perderam em responsabilidades e em liberdade de ação. Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa efetuada junto a crianças de 11 e 12 anos que vivem em Genebra. Nosso objetivo foi examinar sua experiência diferencial de autonomia, assim como as condições sociais que a sustentam, principalmente seu meio familiar, escolar e social. Inscrevendo-se no quadro da Sociologia da Infância, o estudo aporta um esclarecimento concernente às representações dessas crianças sobre a autonomia e sobre suas estratégias para alcançá-la, levando em conta a realidade social na qual estão inseridas.

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Publicado

2007-04-30

Como Citar

Montandon, C., & Longchamp, P. (2007). Você disse autonomia? Uma breve percepção da experiência das crianças. Perspectiva, 25(1), 105–126. https://doi.org/10.5007/%x