Alfabetização e letramento: sedimentação de práticas e (des)articulação de objetos de ensino

Autores

  • Roxane Helena Rodrigues Rojo UNICAMP, Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Alfabetização, Professores-Formação, Prática de ensino, Teaching to read and write, Teacher-Education, Teaching Practice, Alfabetización, Docentes-Formación, Práctica de la Enseñanza

Resumo

O artigo intenta contribuir para a discussão de aspectos envolvidos na integração de saberes do professor alfabetizador, no que se refere às relações entre alfabetização e letramento, retomando dados sobre o processo de apropriação de saberes e práticas por parte de uma professora alfabetizadora, durante um processo de formação de professores numa escola da Rede Pública Estadual de São Paulo, que durou dois anos (1999-2001). Para tanto, apresentaremos, num primeiro momento, o contexto da pesquisa que gerou os dados aqui recortados. Em seguida, analisaremos duas aulas da professora Célia: uma, coletada no início do projeto (04/1999), e outra, no início do segundo ano (04/2000), em meados da formação. Por fim, apresentaremos a interpretação dos dados, baseados na noção de sedimentação dos saberes escolares (SCHNEUWLY, 2002, 2005a, b; SCHNEUWLY; CORDEIRO; DOLZ, 2005). A interpretação terá uma dupla direção: a) analisar a apropriação da professora de saberes tematizados na formação docente e, por meio disso, b) tentar contribuir para a integração dos saberes docentes envolvidos na formação, ainda que a posteriori.

Biografia do Autor

Roxane Helena Rodrigues Rojo, UNICAMP, Campinas

Graduação em Letras Neolatinas Português-Francês/Língua e Literatura pela MACKENZIE (1974), mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas pela PUC - SP (1981) e doutorado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas pela PUC - SP (1989). Fez estágio de Pós-Doutorado em Didática de Língua Materna na FAPSE, da UNIGE.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-10-30