A identificação do cidadão no processo de Letramento crítico

Sylvia Bueno Terzi, Graziela Luzia Ponte

Resumo


O objetivo deste trabalho é discutir o processo de identificação do cidadão na perspectiva dos Novos Estudos do Letramento, comparando-o com as práticas vigentes na escola. Esse processo, influenciado pelas condições locais, se desenvolve durante toda a vida, iniciando-se pelo registro da criança e complementando-se continuamente na identificação do indivíduo como membro de diferentes grupos. Nele, o nome deve ser entendido como o elemento básico dos textos que constituem as práticas sociais dessa identificação. Focalizar o nome sem inseri-lo no processo global significa limitar a formação do cidadão.


Palavras-chave


Alfabetização; Professores-Formação; Documentos; Literacy; Teacher-Education; Documents; Letramento/Alfabetización; Formación del Profesor; Documentos

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 2008 Sylvia Bueno Terzi, Graziela Luzia Ponte

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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