A identificação do cidadão no processo de Letramento crítico

Autores

  • Sylvia Bueno Terzi UNICAMP, Campinas
  • Graziela Luzia Ponte UNICAMP, Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir o processo de identificação do cidadão na perspectiva dos Novos Estudos do Letramento, comparando-o com as práticas vigentes na escola. Esse processo, influenciado pelas condições locais, se desenvolve durante toda a vida, iniciando-se pelo registro da criança e complementando-se continuamente na identificação do indivíduo como membro de diferentes grupos. Nele, o nome deve ser entendido como o elemento básico dos textos que constituem as práticas sociais dessa identificação. Focalizar o nome sem inseri-lo no processo global significa limitar a formação do cidadão.

Biografia do Autor

Sylvia Bueno Terzi, UNICAMP, Campinas

Graduação em Curso de Letras Inglês Português pela PUC - Campinas (1969) , graduação em Curso de Letras Anglo Germânicas pela FFCLA (1964) , mestrado em Lingüística pela PUC - Campinas (1977) e doutorado em Lingüística Aplicada pela UNICAMP (1992).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-10-30

Como Citar

Terzi, S. B., & Ponte, G. L. (2006). A identificação do cidadão no processo de Letramento crítico. Perspectiva, 24(2), 665–686. https://doi.org/10.5007/%x