Mídia-Educação – entre a teoria e a prática

Autores

  • Birgitte Tufte C.B.S. - Solbjerg Plads - Frederiksberg
  • Ole Christensen U.C.C. - Titangade - Copenhagen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p97

Resumo

O artigo inicia focando as discussões atuais sobre a definição de mídia-educação, referindo-se a uma recente conferência internacional. Hoje contamos com perspectivas interessantes em relação às mídias e às crianças. As tecnologias de mídia mudam rapidamente, assim como o uso que as crianças fazem delas, o que lhes traz habilidades que a geração anterior não tinha. Isto desafia a forma e o conteúdo da mídia-educação, bem como todo o currículo escolar. O artigo discute uma abordagem educacional ampla, teórico-prática, ao tema das mídias e da informação. Parte das experiências de cooperação dos autores com professores do sistema escolar dinamarquês, sendo apresentados dois modelos: o primeiro, que tem sido usado há muitos anos em relação aos meios de comunicação tradicionais, como a imprensa, a TV e o vídeo – o chamado modelo em zig-zag. E o segundo, voltado ao ensino no novo contexto multimídia. O primeiro projeto descreve como ensinar sobre cinema em classes do primeiro ao terceiro ano do ensino primário, e o segundo descreve o desenvolvimento de uma ferramenta de cinema para professores, incluindo o que os autores chamam de “modelo tufão”, uma segunda versão do modelo em zig-zag. O artigo conclui com uma discussão sobre o futuro da mídia-educação.

 

Biografia do Autor

Birgitte Tufte, C.B.S. - Solbjerg Plads - Frederiksberg

Doutora em Media Literacy pela Danish University of Education. Professora e pesquisadora da Copenhagen Bussiness School, coordenou inúmeras pesquisas europeias sobre crianças, jovens, mídia e consumo.

 

Ole Christensen, U.C.C. - Titangade - Copenhagen

 

Professor do University College Copenhagen.

 

Downloads

Publicado

2010-04-30

Como Citar

Tufte, B., & Christensen, O. (2010). Mídia-Educação – entre a teoria e a prática. Perspectiva, 27(1), 97–118. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p97

Edição

Seção

Artigos de Dossiês Temáticos