Alfabetização e letramento no cenário escolar: compreensões de gestores educacionais

Otilia de Oliveira Martins Heinig

Resumo


A pesquisa “A compreensão do letramento nas novas gestões educacionais” foi realizada com gestores educacionais responsáveis pelos anos iniciais do Ensino Fundamental de seis municípios de Santa Catarina. O objetivo deste artigo é compreender a concepção de linguagem que fundamenta a implantação do Ensino Fundamental de nove anos. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista narrativa. Dos enunciados, depreende-se que letramento e alfabetização são compreendidos dicotomicamente, o que implica o fazer pedagógico e nele o papel do professor e a organização curricular. Há também uma inquietude quanto ao ensino da leitura e da escrita no primeiro ano.

Palavras-chave


Alfabetização; Ensino de segundo grau; Leitura; Escrita

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n2p509



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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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