Educação superior e formação de professores: o papel da investigação na constituição identitária profissional docente

Autores

  • Leanete Thomas Dotta Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Amélia Lopes Universidade do Porto
  • Luciana Maria Giovanni Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p561

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir elementos ligados ao papel da pesquisa na constituição identitária de formadores de professores que atuam em cursos de Licenciaturas, no contexto da educação superior brasileira. A refl exão é resultado da análise de dados que emergiram de um estudo sobre identidades profissionais de formadores de professores, que, por sua vez, objetivou conhecer e analisar as identidades profissionais docentes de formadores de professores de cursos de Licenciaturas. As discussões centram-se na dupla face das identidades profissionais dos sujeitos – as identidades biográfi cas (para si) e as estruturais (para o outro). Os dados foram recolhidos por entrevista semi diretiva e a análise de conteúdo foi realizada com apoio do software Nvivo 8. Apresenta-se a caracterização dos sujeitos com relação ao gênero, estado civil, número de fi lhos e dados referentes às questões socioeconômicas. Apresenta-se ainda o seu perfi l de formação. Os dados referentes às questões que envolvem a pesquisa indicaram a ausência de contato com a pesquisa na formação inicial. Já na pós-graduação, nomeadamente no mestrado e doutorado, os sujeitos tiveram contato intenso com a pesquisa. Contudo, concluiu-se, a partir dos dados, que a pesquisa não é um encaminhamento usual no trabalho dos professores, nem mesmo que é elemento de significância para a docência dos sujeitos. Assim, apesar de os programas de pós-graduação serem portadores de propostas identitárias voltadas à pesquisa, não se percebeu uma ruptura com as identidades reais, ou seja, as identidades herdadas das gerações precedentes, da formação inicial e dos contextos de trabalho. Logo, identificam-se identidades ausentes do reconhecimento da importância da pesquisa como elemento constitutivo da docência.

Biografia do Autor

Leanete Thomas Dotta, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Amélia Lopes, Universidade do Porto

Doutora em Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Luciana Maria Giovanni, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

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Publicado

2011-06-27

Como Citar

Dotta, L. T., Lopes, A., & Giovanni, L. M. (2011). Educação superior e formação de professores: o papel da investigação na constituição identitária profissional docente. Perspectiva, 29(2), 561–594. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p561