Inovação na aula universitária: espaço de pesquisa, construção de conhecimento interdisciplinar, espaço de aprendizagem e tecnologias de comunicação

Autores

  • Marcos Tarciso Masetto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p597

Resumo

Considerando-se o cenário de uma Sociedade do Conhecimento, este artigo procura refletir sobre as novas demandas que se propõem para a aula universitária e as possíveis inovações que possam atendê-las. Trabalhamos sobre quatro demandas que entendemos sejam as mais relevantes: Aula Universitária como espaço de pesquisa, como espaço de construção de conhecimento interdisciplinar, como espaço de desenvolvimento de aprendizagem e como espaço e tempo de uso das tecnologias de informação e comunicação. Cada uma destas demandas foi objeto de uma análise que propiciou sugestões de inovações possíveis. O objetivo deste artigo é colocar em debate a questão de encaminhamentos concretos para que as aulas universitárias possam efetivamente ser dinamizadas com procedimentos de inovação. O método que usamos para elaborar o presente trabalho foi o de ação – refl exão sobre a prática pedagógica de docentes universitários. Trabalhamos com três grupos de professores, em três áreas diferentes: engenharia, educação e odontologia. Cada um destes três grupos planejou aulas que exploraram ensino com pesquisa, conhecimento interdisciplinar e tecnologias de comunicação, integrados ao processo de aprendizagem de seus alunos. Sobre esta prática desenvolveu-se uma refl exão crítica que permitiu adaptações. O que neste artigo se apresentam são as conclusões a que chegamos a partir destas práticas pedagógicas e suas respectivas reflexões. Ainda como conclusão destas interações entre professores visando à inovação em aulas universitárias, pudemos observar que subliminarmente a todas as inovações sugeridas encontramos como elemento fundamental e imprescindível a necessidade de se criar e sustentar entre professor e alunos uma interação pessoal entre adultos.

Biografia do Autor

Marcos Tarciso Masetto, Universidade de São Paulo

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Titular da
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Titular da Universidade Presbiteriana
Mackenzie. Professor Associado Livre Docente da Faculdade de Educação da USP.

Downloads

Publicado

2011-06-27

Como Citar

Masetto, M. T. (2011). Inovação na aula universitária: espaço de pesquisa, construção de conhecimento interdisciplinar, espaço de aprendizagem e tecnologias de comunicação. Perspectiva, 29(2), 597–620. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p597