Propostas marxistas de educação estética: aproximações e afastamentos em torno do fenômeno da catarse

Autores

  • Vitor Marcel Schühli ITECNE
  • João Henrique Rossler Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p699

Resumo

O presente trabalho buscou refl etir sobre o papel da educação estética na
formação do indivíduo, a partir de teorias que apostam na possibilidade de a arte impulsionar a transformação sobre a realidade e contribuir para a superação da alienação. Foram analisadas as teorias de educação estética dos autores marxistas L. G. Iuldáchev, B. M. Teplov, e A. Sánchez Vázquez. No recorte aqui proposto, buscou-se demonstrar que, apesar de os três autores partirem de uma concepção histórico-social de individualidade, suas formulações diferem no que diz respeito à abordagem do fenômeno da catarse. Na dialética entre identifi cação e distanciamento do sujeito com o objeto artístico, a ênfase dos autores sobre um ou outro momento da relação acaba por marcar sua posição em torno do fenômeno da catarse. Enquanto em Iuldachév e em Teplov pode-se dizer que encontra destaque o momento da identifi cação, Sánchez Vázquez busca com o conceito de situação estética recuperar a importância do distanciamento nessa relação. Acredita-se que estudar as formulações desses teóricos pode iluminar as refl exões atuais sobre a educação estética, bem como auxiliar, com sua perspectiva materialista e dialética, a crítica aos estudos que absolutizam o papel da consciência no projeto de transformação social.

Biografia do Autor

Vitor Marcel Schühli, ITECNE

Mestre em psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Professor dos Cursos de Especialização na área da Saúde do ITECNE.

João Henrique Rossler, Universidade Federal do Paraná

Doutor em educação escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2011-06-27

Como Citar

Schühli, V. M., & Rossler, J. H. (2011). Propostas marxistas de educação estética: aproximações e afastamentos em torno do fenômeno da catarse. Perspectiva, 29(2), 699–725. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p699