Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância: as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo

Autores

  • Rosane Aragón de Nevado
  • Crediné Silva de Menezes

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n1p105

Resumo

A transição entre modelos pedagógicos, pelo qual passa hoje a Educação a Distância, encontra obstáculos nas dificuldades para a diferenciação das condições fundamentais à mudança. Buscando contribuir para essa discussão, apresentamos um modelo interacionista de formação de professores a distância e realizamos uma avaliação preliminar dos impactos da sua aplicação em um curso de graduação em Pedagogia, em que as estudantes são professoras da rede pública de ensino. Analisamos a percepção das professoras-alunas com respeito às mudanças em suas vidas (nos âmbitos pessoal, profissional e como estudante) e também com respeito às características do curso que se mostraram facilitadoras do processo de aprendizagem. Observamos correlações importantes entre os elementos centrais do modelo adotado, os impactos do curso e as características facilitadoras percebidas pelas professoras-alunas.

Publicado

2012-05-28

Como Citar

Nevado, R. A. de, & Menezes, C. S. de. (2012). Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância: as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo. Perspectiva, 30(1), 105–129. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n1p105