Uma análise do discurso hegemônico acerca das tecnologias na educação

Autores

  • Raquel Goulart Barreto

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n1p41

Resumo

Este texto analisa os sentidos que têm sido atribuídos à incorporação educacional das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e está organizado em três seções. A primeira compreende uma tentativa de síntese da análise crítica de discurso como alternativa teórico-metodológica para a abordagem dos encaminhamentos relativos ao tema, tendo como horizonte o contexto da “sociedade global da informação”, suas formulações-chave e tendências, enfatizando a de restringir os sentidos possíveis ao da substituição tecnológica. A segunda seção envolve as ressignificações de ensinar e aprender no contexto citado, focalizando os discursos sobre estes processos no cenário internacional. A terceira e última seção aponta para o resgate dos sentidos plurais das TIC na sua recontextualização educacional, tendo em vista superar a substituição tecnológica como sentido hegemônico.

Publicado

2012-05-28

Como Citar

Barreto, R. G. (2012). Uma análise do discurso hegemônico acerca das tecnologias na educação. Perspectiva, 30(1), 41–58. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n1p41