História da cidade nas narrativas de jovens escolarizados: A relação entre consciência histórica e identidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p1153Resumo
O artigo aborda a relação entre a consciência histórica de jovens escolarizados que vivem em Curitiba-PR e a História da Cidade, tendo como fonte de análise, narrativas históricas produzidas pelos jovens estudantes. A pesquisa segue a perspectiva da Educação Histórica, cujo foco direciona-se ao conhecimento sistemático das ideias históricas de alunos e professores, mobilizadas em situações de aprendizagem. O fundamento principal dessa investigação é a teoria da história de Jörn Rüsen, particularmente o conceito de consciência histórica, que segundo o teórico, articula o passado como experiência e o presente e o futuro como campos de ação orientados pelo passado, e cujas funções essenciais são a orientação temporal e o estabelecimento de identidades individuais e coletivas. As inferências nas narrativas históricas indicaram uma forte influência de determinada idéia de identidade curitibana (identificada com a imagem da cidade-modelo de urbanização) na formação da consciência histórica de jovens escolarizados que vivem na cidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.