História da cidade nas narrativas de jovens escolarizados: A relação entre consciência histórica e identidade

Autores

  • Geyso Dongley Germinari Univerisdade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p1153

Resumo

O artigo aborda a relação entre a consciência histórica de jovens escolarizados que vivem em Curitiba-PR e a História da Cidade, tendo como fonte de análise, narrativas históricas produzidas pelos jovens estudantes. A pesquisa segue a perspectiva da Educação Histórica, cujo foco direciona-se ao conhecimento sistemático das ideias históricas de alunos e professores, mobilizadas em situações de aprendizagem. O fundamento principal dessa investigação é a teoria da história de Jörn Rüsen, particularmente o conceito de consciência histórica, que segundo o teórico, articula o passado como experiência e o presente e o futuro como campos de ação orientados pelo passado, e cujas funções essenciais são a orientação temporal e o estabelecimento de identidades individuais e coletivas. As inferências nas narrativas históricas indicaram uma forte influência de determinada idéia de identidade curitibana (identificada com a imagem da cidade-modelo de urbanização) na formação da consciência histórica de jovens escolarizados que vivem na cidade.

Biografia do Autor

Geyso Dongley Germinari, Univerisdade Tuiuti do Paraná

Professor e pesquisador do programa de mestrado e doutorado em educação da Universidade Tuiuti do Paraná.

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Publicado

2012-09-18

Como Citar

Germinari, G. D. (2012). História da cidade nas narrativas de jovens escolarizados: A relação entre consciência histórica e identidade. Perspectiva, 30(3), 1153–1181. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p1153

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua